Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Formaturas
Banner de informações sobre as formaturas
  • Colações de Grau

    A Colação de Grau constitui-se na mais importante atividade no contexto universitário.

    O setor responsável pela organização e realização das cerimônias de Colação de Grau de todos os cursos do UBM, é a Diretoria de Extensão e Educação Continuada.

    Toda cerimônia de colação de grau é aberta ao público, com caráter acadêmico, com a participação em igualdade de condições a todos os alunos concluintes.

    É permitida a união de áreas afins para uma única cerimônia, como os cursos de engenharia, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia.

    As datas da cerimônia de cada curso são definidas pela Diretoria de Extensão e Educação Continuada, cuja responsabilidade pela realização da cerimônia é exclusiva.

    Não são permitidas leituras de quaisquer textos, homenagens ou falas que não constem no Roteiro Padrão para Colação de Grau Solene, estabelecidas no Manual de Cerimônias do UBM.

    Informações como a nomeação do orador, juramentista, patrono, paraninfo, nome de turma e afins devem ser enviadas ao cerimonial da instituição com antecedência de no mínimo 60 dias da Cerimônia de Colação de Grau Solene, por meio de formulário.

  • Agenda de Cerimônias

    EM BREVE
  • Comissão de Formatura

    As Comissões de Formatura são organizações formada por alunos para orientar seus colegas e proceder sobre os assuntos relacionados à cerimônia de colação de grau, culto, aula da saudade, baile de gala, entre outras atividades afins.

    As comissões de formatura podem ser constituídas formalmente por meio de estatutos próprios que as legitimam para fechar contratos com empresas e responder judicial e extrajudicialmente pelas ações da turma que representa. Cada turma deve ter somente uma única comissão, responsável por dialogar com a Diretoria de Extensão e Educação Continuada do UBM e empresas prestadoras de serviços.

    Devem ser concedidas todas as informações necessárias para a elaboração do cerimonial como os nomes do paraninfo, do patrono, professores e funcionários homenageados, juramentista, orador e outros convidados de honra.

    Cabe à comissão apresentar o layout do convite ao NCS para a aprovação, bem como convidar os professores homenageados e autoridades, para todas as atividades e eventos ligados à formatura. Não é competência da Comissão de Formatura obrigar os formandos a adquirirem convites, participarem de bailes, jantares, filmagens, etc.

  • Colação de Grau Solene

    Os formandos e membros dos corpos administrativo e acadêmico devem usar a veste talar, conhecida como Beca. O curso que contar com turmas contemporâneas nos campi Barra Mansa e Cicuta deverá colar grau em cerimônia conjunta, em data definida pela instituição. Nessas ocasiões, deverá ser escolhido apenas um nome de turma para todas. Permite-se a escolha de um paraninfo e um patrono para cada turma.

    O aluno concluinte que não comparecer por motivos justificáveis poderá participar de uma sessão de colação de grau em Época Especial.

    Na colação de grau, os formandos deverão portar apenas traje de passeio completo e a veste talar. Não são permitidos quaisquer outros adornos, adereços ou objetos que fujam dos aspectos solenes da ocasião.

    As cerimônias de Colação de Grau Solene do UBM começam sempre às 20h. Os formandos que chegarem após o juramento não poderão participar do restante da solenidade, tampouco assinar o livro de ata.

    No local da cerimônia, não são permitidas quaisquer atividades antes ou depois da Colação de Grau Solene como culto ecumênico ou coquetéis, por exemplo.

    Somente têm a palavra livre nas cerimônias, nesta ordem, o Paraninfo da Turma, o Orador, o Coordenador do Curso e o Reitor.

  • Roteiro Padrão para Colação de Grau Solene

    1. I. Saudações e mensagens de abertura pelo MC (Mestre de Cerimônias);
    2. II. Composição da mesa pelos membros do Corpo Acadêmico e demais dignitários;
    3. III. Reitor, ou seu representante, declara aberta a sessão;
    4. IV. Entrada dos formandos;
    5. V. Execução do Hino Nacional;
    6. VI. Agradecimento e registro de presença dos docentes e outras autoridades (MC);
    7. VII. Discurso do Paraninfo (até 3 minutos);
    8. VIII. Discurso do Orador da Turma (até 5 minutos);
    9. IX. Juramento presidido pelo Coordenador do Curso;
    10. X. Outorga de Grau presidida pelo Coordenador do Curso;
    11. XI. Somente para o curso de Enfermagem: Passagem da Lâmpada;
    12. XII. Entrega dos diplomas;
    13. XIII. Entrega de homenagens;
    14. XIV. Considerações finais do Coordenador do Curso (até 3 minutos);
    15. XV. Fala final do Reitor (até 3 minutos);
    16. XVI. Encerrada a sessão.
  • Colação de Grau em Época Especial

    O formando que optar por não colar grau em ato solene deverá solicitar Colação de Grau em época especial e arcar com as taxas administrativas relativas ao procedimento. Essa cerimônia é realizada em local designado pela Instituição, em dias úteis, congregando alunos de vários cursos. Não é utilizada veste talar e não são indicados paraninfos, homenageados e oradores. As Colações de Grau em Época Especial podem acontecer antes ou após a colação de Grau Solene do curso, de acordo com os critérios estabelecidos dela Secretaria do UBM.

    Neste caso, os alunos precisam fazer um pedido na Secretaria do UBM, nos Campi Barra Mansa ou Cicuta.

  • Homenagens

    São permitidas homenagens a professores, funcionários e profissionais ou instituições de notório destaque na área do conhecimento do curso concluinte. As homenagens só podem ser conferidas com os seguintes títulos:

    a) Paraninfo

    O paraninfo tem os atributos de um padrinho da turma. É uma personalidade destacada no campo científico do curso, podendo pertencer ou não à instituição. . Trata-se, em geral, de pessoa viva de notório saber acadêmico, reconhecida competência e padrão de referência na área. A escolha deve ser um consenso entre a turma e não somente da comissão de formatura. O Paraninfo discursa no dia da cerimônia de colação de grau como se fosse uma última aula aos formandos, antes de receberem o grau.

    b) Patrono

    Assim como o paraninfo, um patrono figura como um padrinho da turma, mas não profere a última aula. É uma homenagem para destacar um professor ou um profissional da área que inspirou e motivou a turma durante o curso.

    c) Nome de turma

    O nome de turma, em geral, é uma homenagem a alguém que mantém prestígio incondicional junto à turma, podendo ser como homenagem póstuma. Não são permitidos Nomes de Turma mencionando clubes esportivos, programas de televisão, nomes de remédios, títulos de filmes ou nomes de música. O nome de turma deve ser, necessariamente, de uma pessoa de destaque em suas funções em âmbito local, regional, estadual, nacional ou internacional.

    d) Professores ou Funcionários Homenageados

    Os homenageados são integrantes do corpo acadêmico ou administrativo da Instituição, que durante o curso mereceram o reconhecimento e gratidão da turma como um todo. São escolhidos por aclamação ou por eleição direta.

  • Convite

    O projeto gráfico dos convites de Colação de Grau e bailes de formaturas deve, obrigatoriamente, ser analisado e aprovado pelo Núcleo de Comunicação Social (NCS) do UBM antes da impressão definitiva. Devem ser analisadas as aplicações da logomarca do UBM, padrões de cores, entre outros aspectos de comunicação visual. Os membros da comissão de formatura devem encaminhar as versões finais de seus convites para ncs@ubm.br. É de responsabilidade dos formandos: a) confeccionar a arte do convite; b) imprimir os convites de acordo com a quantidade de convidados; c) elaborar a lista de convidados; d) distribuir os convites; e e) entregar até dois exemplares para o UBM para arquivo.

    Informações Obrigatórias nos convites:

    - Autoridades acadêmicas e autoridades da Mantenedora;
    - Na capa do convite, deve constar: UBM – Centro Universitário de Barra Mansa e sua Logomarca (respeitando Manual de Identidade, disponível no NCS);
    - Campus Barra Mansa e/ou Cicuta;
    - Formalização do convite mencionando dia, local e hora das solenidades;
    - Nomes de Patrono, Paraninfo, Nome da Turma e Orador;
    - Homenagens de Honra (mencionado os nomes completos e cargos);
    - Relação de todo o Corpo Docente ao longo do Curso. Com nome completo, sem abreviaturas e em ordem alfabética;
    - Juramento oficial para Colação de Grau;
    - Relação dos formandos com nome completo, sem abreviaturas e em ordem alfabética;
    - Destaque ao Orador e ao Juramentista;

    Informações não obrigatórias nos convites

    - Agradecimentos especiais e fotos da Turma;
    - Traje;
    - Confirmação de presença.

  • Autoridades Administrativas e Acadêmicas

    AUTORIDADES ADMINISTRATIVAS SOBEU

    ASSOCIAÇÃO BARRAMANSENSE DE ENSINO
    Instituição Mantenedora do UBM

    MANTENEDORES

    Presidente
    Leandro Álvaro Chaves

    Vice Presidente
    Maria Apparecida de Athayde Cruz

    Conselheiro Administrativo
    Feres Osrraia Nader

    Conselheiro Secretário
    Haroldo de Carvalho Cruz Júnior

    AUTORIDADES ACADÊMICAS

    UBM
    CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA

    Reitor
    Leandro Álvaro Chaves

    Pró-Reitor Acadêmico
    Haroldo de Carvalho Cruz Júnior

    Pró-Reitora Comunitário
    Maria Apparecida de Athayde Cruz

    Pró-Reitor Administrativo
    Feres Osrraia Nader

    Diretora Acadêmica
    Sheila Rodrigues Dias Filgueiras

    Secretário Geral
    Cézar Romero Sacramento

    Coordenador de Graduação e Pós-Graduação
    Rosali Gomes de Araújo Maciel

    Coordenador de Graduação Adjunto
    Pedro Luís Millen Penedo

    Coordenador de Pós-Graduação Adjunto
    Efraim da Silva Medeiros

    Coordenação de Pesquisa
    Rosa Maria Maia Gouvêa Esteves

    Diretoria de Extensão e Educação Continuada
    Luis Fernando Vitorino

  • Juramento dos Cursos

    Engenharias

    Juro pela grandeza moral, social e material do brasil. que, no cumprimento do meu dever de engenheiro não me deixarei cegar pelo brilho excessivo da tecnologia. Nunca me esquecerei que trabalho para o bem do ser humano e não da máquina. Respeitarei a natureza, evitando projetar ou construir equipamentos que destruam o equilíbrio ecológico ou que o poluam. Assim estarei em paz.

    Licenciaturas

    Juro no cumprimento do meu ofício de educador não permitir que o meu trabalho seja utilizado como instrumento para alienar doutrinar ou massificar o homem juro ainda lutar para que cada movimento dos meus alunos tenha como objetivo o seu bem-estar, o seu autoconhecimento sua realização e sua felicidade. No futuro terei contribuído para a construção de uma sociedade mais equilibrada justa e feliz por meio do magistério.

    Tecnólogos

    Prometo como tecnólogo exercer minha profissão com dignidade competência e ética utilizando meus conhecimentos e os instrumentos gerenciais em benefício das pessoas e das organizações em prol do desenvolvimento do meu país.

    Administração

    Prometo dignificar minha profissão consciente de minhas responsabilidades legais observarem o código de ética objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração o desenvolvimento das instituições a grandeza do homem e da pátria.

    Biologia

    Juro pela minha fé e pela minha honra de acordo com os princípios éticos de o biólogo exercer as minhas atividades profissionais com honestidade em defesa da vida estimulando o desenvolvimento científico tecnológico e humanístico com justiça e paz.

    Ciências Contábeis

    Juro perante a sociedade exercer a minha profissão com dedicação responsabilidade e competência respeitando as normas profissionais e éticas juro pautar minha conduta profissional observando os meus deveres de cidadania independentemente de crenças raças ou ideologias concorrendo para que meu trabalho possa ser um instrumento de controle e orientação útil e eficaz para o desenvolvimento da sociedade e o progresso do país comprometo-me, ainda a lutar pela permanente união da classe contábil para o aprimoramento da ciência contábil e a evolução da profissão.

    Comunicação Social

    Prometo, no exercício da minha profissão, contribuir para o desenvolvimento humano e social do país, consciente de minhas responsabilidades profissionais. Prometo ainda, em consonância com a legislação em vigor, respeitar e cumprir as normas e princípios éticos que norteiam o exercício de minha profissão pela minha honra, pela minha profissão e pelo meu país, eu juro!

    Direito

    Prometo no exercício das funções do meu grau, acreditar no direito como a melhor forma para a convivência humana, fazendo da justiça o meio de combater a violência e socorrer os que dela precisarem, servindo a todo o ser humano, sem distinção de classe social ou poder aquisitivo, buscando a paz como resultado final. E, acima de tudo, prometo defender a liberdade, pois, sem ela não há direito que sobreviva, justiça que se fortaleça, e nem paz que se concretize.

    Educação Física

    Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do profissional de educação física, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz.

    Enfermagem

    Livre e solenemente, em presença de deus e desta assembleia, juro: dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitar a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercer a enfermagem com consciência e fidelidade, guardar sem desfalecimento os segredos que me forem confiados. Respeitar a vida desde a concepção até a morte, não praticar voluntariamente atos que coloquem em riscos a integridade física e psíquica do ser humano, manter elevados os ideais de minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.

    Farmácia

    Prometo, em minhas funções de farmacêutico, orientar sempre, sem nunca me impor, auxiliar no que for possível, não pensando em gratificações e agradecimentos. Juro não oferecer drogas que, conscientemente, saiba-me serem nocivas á saúde. Evitarei qualquer ato de maldade ou que favoreça o crime e a corrupção. Prometo ainda ser um amigo leal, que mereça a confiança das pessoas em seus momentos mais difíceis. E espero a graça divina do amparo, para que eu saiba cumprir com dignidade a minha profissão.

    Fisioterapia

    Juro, que ao exercer a arte de curar, serei fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Aplicarei com empenho todos os ensinamentos assimilados durante minha graduação em fisioterapia. Prometo empenhar-me para aliviar e curar as dores dos meus semelhantes, respeitando-os em suas potencialidades, aceitando-os em suas limitações e na busca pela reabilitação e reintegração social, amparando-os nos momentos difíceis e guardando sigilo de tudo que vir e ouvir no exercício profissional.

    Medicina Veterinária

    Juro, no exercício da profissão de médico veterinário, doar meus conhecimentos em prol da salvação e do bem estar da vida animal, respeitando-a tal qual a vida humana e promovendo o convívio leal e fraterno entre o homem e as demais espécies, num gesto sublime de respeito a deus e à natureza.

    Nutrição(CFN 382/2006)

    Prometo que, ao exercer a profissão de nutricionista, o farei com dignidade e eficiência, valendo-me da ciência da nutrição, em benefício da saúde da pessoa, sem discriminação de qualquer natureza. Prometo, ainda, que serei fiel aos princípios da moral e da ética. Ao cumprir este juramento com dedicação, desejo ser merecedor dos louros que proporcionam a profissão.

    Pedagogia

    Prometo, no exercício de minha profissão de pedagogo, desempenhar com integridade minhas funções, adaptando-me às exigências da realidade, imprimindo um sentido humano e social. Prometo guiar-me sempre pelos altos princípios inerentes ao grau que recebo, transmitindo a juventude, o amor, a cultura e o respeito aos direitos do homem.

    Psicologia (Res.022006 do CFP)

    Como psicólogo eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da psicologia como ciência e profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições.

  • Faixas dos Cursos (Cores)

    Cursos Cor da Faixa Conselho
    Administração azul escura 08/05/1978
    Biologia azul CFBio - Resolução 03/1997
    CST em Gestão de Produção Industrial azul
    CST Gestão de RH azul
    CST em Logística azul
    CST em Manutenção Industrial azul
    Engenharia Civil azul
    Engenharia de Computação azul
    Engenharia de Controle e Automação azul
    Engenharia Elétrica azul
    Engenharia de Petróleo azul
    Engenharia de Produção azul
    Psicologia azul CFP Nº 002/2006
    Sistemas de Informação azul
    Ciências Contábeis rosa
    Direito vermelho
    Jornalismo vermelho
    Educação Física - Bacharelado verde
    Educação Física - Licenciatura verde CONFEF nº 49/2002
    Medicina Veterinária verde
    Enfermagem Ver. esmeralda COFEN-218/1999
    Fisioterapia Ver. esmeralda CFF - Nº 471, 28/02/2008
    Nutrição Ver. esmeralda
    Farmácia amarela
    Música - Licenciatura lilás
    Pedagogia lilás
  • Informações para o Cerimonial

    Curso:
    Ano de conclusão:
    Turma:

    Integrantes da Comissão de Formatura

    Integrante 1:
    Telefone 1:
    Email 1:
    Integrante 2:
    Telefone 2:
    Email 2:

    Participantes da cerimônia

    Formando Orador:
    Formando Juramentista:
    Formando representante na Outorga de Grau:
    Professor Paraninfo:
    Aluno que entrega a homenagem ao Paraninfo:
    Professor Patrono:
    Aluno que entrega a homenagem ao Patrono:
    Professor Nome de Turma:
    Aluno que entrega a homenagem ao Nome de Turma:
    Professor homenageado 1:
    Aluno que entrega a homenagem 1:
    Professor homenageado 2:
    Aluno que entrega a homenagem 2:
    Professor homenageado 3:
    Aluno que entrega a homenagem 3:

    Para o Curso de Enfermagem

    Formando que passa a lâmpada:
    Aluno do penúltimo período que recebe a lâmpada:

    OBS: Geralmente permite-se a homenagem de até 3 (três) pessoas além de Nome de Turma, Patrono e Paraninfo. Contudo, quando houver dois cursos/turmas na mesma noite deverão ser homenageados 2 (dois) professores. Quando houver três ou mais cursos/turmas, será apenas 1 (um) professor homenageado.

  • Empresas Cadastradas

    O UBM normatizou os serviços relacionados às cerimônias de colação de grau, considerando que se trata de um ato administrativo e acadêmico de competência exclusiva da instituição. 

    Tais serviços devem ser prestados por empresas idôneas com competência e experiência adequadas. Não é permitido que alunos contratem quaisquer empresas para atividades profissionais inerentes ao evento, como registro em foto e vídeo, projeções, equipamentos de iluminação e sonorização, mestre de cerimonias, cerimonialista, auxiliares técnicos, operadores de equipamentos, ornamentação, buffet, empréstimo de indumentárias, acessórios e adereços como canudos e capelos, limpeza, locação de espaço, dentre outros serviços e produtos afins. 

    Caberá às COMISSÕES DE FORMATURAS a escolha da empresa que prestará os serviços relacionados à colação de grau, somente dentre as EMPRESAS CADASTRADAS. Os atendimentos serão realizados sempre com a presença de representantes da instituição, em sala adequada na Diretoria de Extensão e Educação Continuada.

    Atualmente as empresas cadastradas são: 



    Não há transação onerosa, pecuniária ou financeira, portanto nenhum aluno deve pagar ou receber qualquer quantia ou benefício para participar das cerimonias de Colação de Grau. 

    Todas as cerimônias contam com becas para formandos e corpo universitário, capelos, canudos, equipamentos de iluminação e sonorização, mestre de cerimônias, telão, palco para mesa solene, mesa solene, pontos fotográficos, iluminação, painel da instituição, arquibancada, segurança e recepcionistas dentre outros itens conforme conveniência. 

    Caberá às COMISSÕES DE FORMATURAS, a escolha da empresa que prestará os serviços relacionados à colação de grau, somente dentre as EMPRESAS CADASTRADAS. Os atendimentos serão realizados sempre com a presença de representantes da instituição, em sala adequada na Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias. 

    Nenhuma empresa está autorizada a atender os acadêmicos em quaisquer ambientes da instituição, como salas de aula, salas de reunião, salões, praças ou bibliotecas.