Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Responsabilidade Social
Responsabilidade Social

O UBM tem como missão promover a educação com foco na empregabilidade, na ação empreendedora e no bem estar social

São realizados pela comunidade acadêmica, diferentes programas, projetos e atividades de preservação e difusão da cultura, de preservação e educação ambiental, de promoção da cidadania, de melhoria da qualidade de vida, de inovação, capacitação e atualização profissional, buscando aliar a excelência no ensino e gestão aos projetos socialmente responsáveis.

A promoção da sustentabilidade e dos direitos humanos estão estabelecidos em políticas institucionais que fazem do UBM uma das instituições que mais promove ações de responsabilidade social da Região Sul Fluminense.

  • Café Filosófico

    O que é?

    O Café Filosófico é um encontro realizado com o objetivo de discutir temas de valor para a vida, bem como o posicionamento dos grandes filósofos (antigos, modernos e pós-modernos) e problemas da atualidade, à luz de princípios de diferentes escolas filosóficas.

    De que maneira ocorre?

    Realizado no formato de mesas redondas, oficinas, cursos e debates.

    Quem pode participar?

    O evento é aberto ao público.

  • Capacita SUAS

    O que é?

    O projeto Capacita SUAS promove a capacitação de profissionais da área de Assistência Social. O UBM é uma das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro, credenciadas junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para atuar na promoção de cursos e eventos específicos.

    De que maneira ocorre?

    São realizados cursos, treinamentos, capacitações e eventos específicos nas áreas de assistência social e saúde, ministrados por profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

    Quem pode participar?

    Comunidade regional e acadêmica, funcionários de instituições públicos e não públicas.

  • Conselhos Municipais

    • Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas
    • Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
    • Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

    O que é?

    São conselhos que reúnem representantes de diferentes segmentos da sociedade civil e órgão oficiais, com a finalidade de auxiliar na construção e fiscalização de políticas públicas municipais que promovam a cidadania e a defesa dos direitos da comunidade.

    De que maneira ocorre?

    São realizadas reuniões periódicas, eventos temáticos, conferências em ambientes internos e em órgãos públicos.

    Quem pode participar?

    Professores, funcionários e membros da comunidade.

  • Conheça o UBM

    Projeto Conheça o UBM


    O que é?

    O projeto Conheça o UBM é uma atividade de mobilização para apresentar as propostas e tudo que a instituição oferece aos interessados em cursar o Ensino Superior. As ações do projeto acontecerão durante todo o ano, para que melhor se adaptem às agendas das escolas e/ou pessoas que desejarem conhecer a instituição.

    Propõe aproximar a instituição de seus possíveis futuros alunos, bem como mostrar a atmosfera universitária aos estudantes que estão prestes a integrar o ensino superior. Amplia ainda a integração e interação entre a instituição e a comunidade.

    De que maneira ocorre?

    Palestras nas Escolas
    Ao visitar as escolas, os professores palestrantes fazem uma apresentação sobre a importância da decisão pela carreira e como essa escolha é determinante no futuro pessoal e profissional dos participantes.

    Participação em Feiras de profissões
    O UBM participa destes eventos, levando o balcão de profissões e projetos interessantes dos cursos para interação com os alunos do Ensino Médio.

    Debate sobre profissão
    O UBM oferece profissionais das áreas de conhecimento (Humanas, Exatas, Biológicas e Saúde, Jurídico e Tecnológico) para irem aos debates sobre profissões nas escolas.

    Quem pode participar?

    Alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares da região.

  • Projeto de Apoio a Pessoas Portadoras de Leucemia

    O que é?

    Consiste no apoio e parceria ao Grupo de Apoio a Pessoas Portadoras de Leucemia (GAPPL) de Barra Mansa, que promove campanhas de conscientização para o cadastro para doação de medula óssea.

    De que maneira ocorre?

    É realizado por meio de eventos e iniciativas de incentivo à campanha para a conscientização do cadastro para doação de medula óssea e desenvolvimento de atividades de sustentabilidade, divulgação, capacitação e gestão administrativa.

    Quem pode participar?

    Comunidade interna e externa, organizações sociais e órgãos públicos e não públicos.

  • Projeto de Reflorestamento na Du Pont Brasil S.A.

    O que é?

    É o reflorestamento de uma área de aproximadamente três hectares localizada na fábrica da Du Pont do Brasil S.A. com cinco mil mudas de espécies nativas e frutíferas. O objetivo é aumentar o número de mudas, através da propagação vegetativa de tecidos meristemáticos.

    De que maneira ocorre?

    O plantio é feito em espaçamento de 2 x 2, com a plantação feita de modo aleatório, respeitando as espécies de preenchimento e de diversidade, para buscar uma estética mais próxima possível da natural. O projeto envolve o curso de Biologia e a Diretoria de Extensão e Educação Continuada.

    Quem pode participar?

    A empresa, de iniciativa privada, e os alunos do curso de Biologia do UBM.

  • UBM ao Alcance de Todos

    O que é?

    O UBM ao Alcance de Todos foi criado com o objetivo de estimular a integração entre os acadêmicos e profissionais da instituição com a comunidade, por meio da realização de eventos temáticos em bairros de cidades da região.

    De que maneira ocorre?

    É um evento bimestral realizado por meio de atividades acadêmicas, lúdicas e recreativas, de caráter informativo e de prevenção.

    Quem pode participar?

    As atividades realizadas pelo projeto são abertas ao público.

  • Desenvolvendo Talentos

    O que é?

    O projeto oferece capacitação profissional a 30 jovens moradores de diferentes regiões do município de Barra Mansa, com idades entre 18 e 30 anos com ensino médio completo.

    De que maneira ocorre?

    São realizadas palestras e cursos que visam à excelência no atendimento ao cliente, o relacionamento interpessoal (ética), o perfil profissional e vendas e negociação. Tem o envolvimento da Empresa Júnior do UBM, do curso de Administração e da Diretoria de Extensão e Educação Continuada que contam com o apoio da ACIAP, CDL Jovem, ONG Universo Acreditar e SINDIPASS.

    Quem pode participar?

    Jovens moradores de Barra Mansa, com idades entre 18 e 30 anos com ensino médio completo.