;
Atendimento via chat
Atendimento via chat
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

UBM recebe mudas de plantas nativas da região para reflorestamento

13.fev.2019

Na foto, o reitor do UBM, dr. Leandro Chaves, a diretora do Colégio UBM, Aurealice, o prof. André e o prof. Rafael.

Na última semana, o UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – e o Colégio UBM receberam, por meio do Programa Ambiental Gaia (PAG), 400 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, cedidas pela Gerência Ambiental da Light. O objetivo é enriquecer o bosque da instituição e compor um habitat com aves, répteis e mamíferos característicos do bioma.

 

O reitor do UBM, Dr. Leandro Chaves, recebeu um exemplar do guapuruvu nesta terça-feira (12), como símbolo do projeto de expansão do Bosque Ecológico do UBM. Dentre as mudas estão diferentes espécies como monjolo, guarapa, saguaraji, asa de barata, jequitibá, amora, cedro-rosa, acácia-ferrugem, ipê cinco folhas, açaí, entre muitas outras, inclusive o ipê-roxo-bola, espécie ameaçada de extinção.

 

A expectativa é de que, até o final do ano, sejam plantadas 1.200 mudas de árvores nativas. Além de criar habitats, a área florestada também colabora com o sequestro de carbono – que é um processo de remoção de gás carbônico da atmosfera – e com a criação de um microclima no centro de Barra Mansa. Por consequência, ajuda também a amenizar as altas temperaturas registradas no vale do Paraíba fluminense.

 

De acordo com o professor André Moreira, um dos idealizadores do PAG, “essas mudas vêm reforçar a parceria com a Light e também enriquecer ainda mais o ambiente natural para que os alunos possam estar aprendendo ao ar livre. O que nós estamos investindo em 2019 é a pedagogia ao ar livre”, explicou.

 

O PAG pretende articular com os alunos do Colégio UBM, por meio do Projeto Floresta Escola UBM, o plano de manejo, o estudo das espécies, a análise de impacto e o processo de plantio por meio de técnicas agroflorestais, além da construção em bambu de viveiros e estufas para armazenamento das plantas.

Voltar