;
Atendimento via chat
Atendimento via chat
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

“Lean Enterprise” é tema de palestra de lançamento de MBA no UBM

18.fev.2019

Na foto, o prof. Messias Borges durante a palestra.

O tema “Lean Enterprise Six Sigma: Uma estratégia para vencer em mercados competitivos" foi pauta para uma palestra no último sábado (16), no UBM – Centro Universitário de Barra Mansa. Para falar sobre o assunto com propriedade, a instituição recebeu o prof. Dr. Messias Borges Silva, que é engenheiro, professor, mestre em Qualidade, doutor em Engenharia Química e acadêmico da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ). O evento faz parte do lançamento do novo MBA em Lean Management da instituição, que tem início previsto para o dia 23 de março.

 

Lean Six Sigma trata da união de duas filosofias: Lean, que compreende a eliminação de desperdícios e a otimização de processos, e a Six Sigma, que é uma estratégia de gerenciamento de negócios para melhorar o desempenho nos processos administrativos, de produção ou de manufatura.

 

Durante sua fala, o professor destacou o impacto da aplicação desta metodologia como uma estratégia para atuar em mercados competitivos. “O Lean é algo que ajuda a combater toda e qualquer forma de desperdício (de tempo, materiais...). Ao olharmos o desperdício como algo que está presente em nossa vida, conseguimos combatê-lo e evitar gastos e processos desnecessários. É preciso saber agir, ter capacidade para mudar os processos e buscar a essência do problema. Os benefícios que isso traz são muito significativos”, explica Messias.

 

Além disso, o professor ressaltou que estes conceitos são imprescindíveis para uma gestão eficiente e não funcionam apenas em áreas de manufatura ou indústria, mas também se aplicam muito bem na área administrativa. “Por exemplo, na área de Saúde, hoje, temos conceitos do Lean em hospitais, e o resultado é um tempo menor de espera e processos mais ágeis. Tanto quem aplica [as empresas] quanto quem recebe o serviço [usuários] só tende a ganhar”, pontuou.

 

Sobre o curso

 

O MBA em Lean Management é o mais novo curso de pós-graduação do UBM.  O curso compreende a gestão enxuta, o lean office e o lean six sigma, metodologias que contribuem para a melhoria da produtividade nas empresas por meio do combate ao desperdício, reorganização interna, padronização e outras ações para melhorar a competitividade no mercado.

 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site web.ubm.br, onde também podem ser encontrados mais detalhes sobre a especialização. Demais informações pelo telefone (24) 3325-0247 ou pelas redes sociais do UBM.

Voltar