;
Atendimento via chat
Atendimento via chat
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

38ª atualização pedagógica é realizada no UBM

08.fev.2019

A imagem mostra um dos momentos durante a palestra com o prof. Washinton Lemos, no Salão Nobre do UBM campus BM.
Nas noites de quarta e quinta-feira (06 e 07 de fevereiro), o UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – reuniu seus mestres para a 38º edição da Atualização Pedagógica. Realizada semestralmente, a capacitação integra um planejamento institucional que convida os professores para a discussão e atualização de metodologias e processos pedagógicos.

Os docentes puderam contar com palestras, rodas de conversa para troca de experiência e reuniões entre os coordenadores, com a Diretoria Acadêmica e com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da instituição.

Caroline Vieira, palestrante convidada para falar sobre o tema “Acessibilidade e Inclusão na perspectiva colaborativa”, destacou o a importância do suporte à educação especial no ensino superior. “É essencial esse movimento dos professores no trabalho com os alunos, principalmente porque o UBM oferece atendimento educacional especializado por meio do seu Núcleo de Acessibilidade. Queremos trazer uma conscientização para o professor e um entendimento maior sobre como tratar esses assuntos dentro de sala de aula”, pontua.

Chamando a atenção para o tema "Metodologias Ativas", o professor Washington Macedo Lemos explica que o assunto não é completamente ligado ao uso da tecnologia, mas sim à reorganização dos elementos, trabalhando com projetos. “A relevância está aí! É fácil percebermos, como professores, que algumas coisas que fazíamos funcionavam e hoje não funcionam mais, por isso a gente acha que é preciso mudar o processo de ensino-aprendizagem, organizá-lo para que ele esteja mais alinhado ao século 21 e à demanda dos cursos de nível superior”, comenta o palestrante.

Rúbia Moura, supervisora do Núcleo Pedagógico da instituição e responsável pela organização do evento, justifica a necessidade dessa capacitação. “A partir de temas levantados com as avaliações da Comissão Própria de Avaliação (CPA), montamos a atualização naquele ponto que é mais delicado dentro dessas avaliações. Buscamos também atualizações dentro de sala de aula, focando no que pode ser melhorado e, ao mesmo tempo agregando inovação para a sala de aula”, diz a supervisora.

Sheila Figueiras, que está à frente da Diretoria Acadêmica do UBM, ressaltou que encontros como este na instituição incentivam o aperfeiçoamento e a integração de novas práticas ao corpo docente e o aperfeiçoamento delas.
Voltar