;
Atendimento via chat
Atendimento via chat
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Por que optar pela faculdade presencial?

03.jan.2019

Na foto, professor auxilia aluno em suas dúvidas

Escolher um curso superior sempre causa dúvidas em estudantes de todas as idades. Os questionamentos vão desde como ele será desenvolvido até a forma que ele será ministrado.  Por um lado, os recém-formados no ensino médio não vêm a hora de ingressar em uma faculdade, mas quem tem a rotina um pouco mais agitada ou já tem algum tipo de experiência, também não abre mão do diploma superior. Mas qual faculdade escolher? É melhor optar pela educação presencial ou a distância, conhecida como EAD?

O professor Danilo de Assis Rodrigues, já deu aula nas duas opções e defende a educação presencial principalmente para quem busca a primeira graduação.

“A grande diferença é que o ensino presencial te oferece a oportunidade de vivenciar experiências que exploram todos os conteúdos necessários ao desenvolvimento profissional. Além dos conteúdos conceituais (presentes também na EAD), o presencial traz a oportunidade de desenvolver conteúdos  procedimentais e atitudinais. Além disso, defendo a escolha do presencial principalmente para a primeira graduação, pois além de conteúdos, existe a necessidade da formação de uma personalidade profissional e esse amadurecimento só ocorre com as experiências e interações sociais do ensino em sala de aula”, fala.  

Segundo ele, o interessado em ingressar na educação superior deve saber priorizar algumas informações antes de optar por uma das modalidades de ensino.

“Uma pesquisa recente mostrou que as agências recrutadoras enfrentam como principal dificuldade para escolher e empregar profissionais o comportamento, isto é, a postura do candidato em relação ao cargo. O mesmo acontece com as demissões, a maioria é demitida por motivos emocionais e comportamentais. O imediatismo de uma certificação rápida pode ser o grande motivador para a escolha de um curso em EAD, entretanto sabemos que o mercado vem considerando outras competências além da cognitiva. Então, o candidato precisa compreender que a certificação é apenas um dos pré-requisitos para o acesso ao mercado e o desenvolvimento de uma carreira profissional”, explicou.

O professor ainda ressalta a importância que o peso da experiência em sala de aula traz de benefícios para o aluno.

“Nós somos seres humanos e aprendemos através das interações. Isso é fato! Um curso de educação a distância oferece opções de interação também, mas em um contexto bem diferente das experiências no ensino presencial. Existem estudos na EAD sobre o isolamento dos alunos durante o curso, fato que ocorre também no presencial, mas o dia a dia das experiências ajuda muito na formação pessoal e profissional, principalmente dos jovens que estão desenvolvendo a sua identidade”, concluiu.

Voltar