;
Atendimento via chat
Atendimento via chat
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

UBM promove 2ª edição do Campeonato de Robótica

29.out.2018

Na foto, alunos recebem prêmio pela 2ª edição do Campeonato de Robótica
O curso de Engenharia de Automação do UBM — Centro Universitário de Barra Mansa — promoveu, na última quinta-feira (25), no campus Cicuta, a 2ª edição do Campeonato de Robótica. O evento contou com a participação de equipes formadas por alunos do 6º e 8º períodos.
 
De acordo com professor Samuel Justino da Silva, o campeonato é importante, pois nele os estudantes colocam em prática todo conhecimento teórico passado em sala de aula.
 
“Os participantes receberam uma missão que eles precisavam cumprir, além de especificações rígidas de como o robô deveria funcionar. A prova foi baseada no sistema 'segue faixa', onde os robôs deveriam seguir todo percurso, desviar de obstáculos e, por fim, resgatar as vítimas”, falou.
 
Samuel destaca ainda que o projeto tem como objetivo ressaltar conhecimentos de engenharia, inspirado em uma necessidade real da indústria. 
 
“A missão que nós passamos para eles é muito próxima de problemas desenvolvidos por engenheiros atuando em instituições como a NASA, por exemplo. Além da prática, o evento garante ainda segurança aos alunos para a atuação profissional, já que hoje o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo”, disse.
 
Para o competidor João Victor de Souza Fonseca, que está no 8º período, a experiência foi válida principalmente porque serve de aprimoramento de técnicas vistas durante a graduação.
 
“É gratificante participar deste campeonato porque nele você consegue aprimorar técnicas que antes você tinha certa dificuldade na teoria. É a segunda vez que minha equipe participa do concurso e, este ano, nós conseguimos aperfeiçoar nosso projeto do ano passado, garantindo o terceiro lugar do pódio”, fala.
 
Ao todo, três equipes participaram do evento.  O 1º lugar ficou com time “Ômega”, o segundo com a equipe “Alpha” e o terceiro com o grupo “Metalgear”.
Voltar