;
Atendimento via chat
Atendimento via chat
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

UBM lança nova especialização focada na filosofia da Gestão Enxuta

23.out.2018

Na imagem, estão os palestrantes, Lívia e Gilberto, a coordenadora do MBA em Lean Management, Aglaé Rocha e os representantes do UBM Jocélio Maciel, Rosali Gomes e Fernando Vitorino.
No último sábado (20), o UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – recebeu o sensei Gilberto Kosaka, ex-diretor da Toyota Brasil e do Lean Institute Brasil e atual presidente da Honsha do Brasil & Associados, e Lívia Kosaka, líder de implantação da gestão Lean em usinas de açúcar e etanol, para uma palestra sobre o método da gestão enxuta. A ocasião marcou também o lançamento do curso MBA em Lean Management, especialização voltada para este tipo de gestão que terá início em fevereiro de 2019.

Para fala sobre “O Pensamento Enxuto e sua contribuição para o aumento da competitividade das empresas”, os profissionais destacaram conceitos imprescindíveis para uma gestão eficiente. “Esse sistema tem como base a eliminação sumária de todo e qualquer desperdício (tempo, materiais, equipe) que existe dentro de um processo de produção, visando também à redução de custos. Todas as atividades que tenham início, meio e fim são passivas da aplicação dessa filosofia”, explicou Gilberto. O executivo destaca que o Lean foca no processo de fabricação e execução dos trabalhos de maneira mais rápida e melhor.

Este modelo de produção foi implantado pela montadora Toyota, pioneira em uma abordagem de produção que consiste em fazer cada vez mais com cada vez menos e, ainda, atingir a excelência em qualidade, custo, prazo de entrega, segurança e clima social.

Os presentes puderam conhecer também mais sobre as aplicações do Lean em diferentes cenários, como a área do agronegócio, em que a professora Lívia Kosaka atua. “Do lean, o que mais me auxilia no dia a dia é o aspecto da padronização e de ter um processo que seja previsível e estável, a partir de uma referência da melhor forma de gerenciá-los. Se você faz algo bem feito, não precisa sempre buscar um meio de dar certo de novo”, disse Lívia, ressaltando uma das características da gestão enxuta.

Para ela, é fundamental trabalhar com uma filosofia que tenha, além do foco na melhoria dos processos, o foco nas pessoas. “O lean é 100% baseado em melhoria contínua e respeito às pessoas, por meio do trabalho em equipe, da capacitação e do conhecimento compartilhado, pois são as pessoas que fazem a diferença nas empresas”, pontuou.

E é sobre esses aspectos que o novo MBA em Lean Management irá tratar. A coordenadora do curso, Aglaé Rocha, chama a atenção para as áreas abrangidas pela especialização. “O curso compreende tanto a manufatura enxuta, que é o lean manufacturing, o lean office, que é administração enxuto em escritórios, e o lean six sigma, que é uma metodologia específica pra melhorar a qualidade em profundidade. Essas metodologias contribuem para a melhoria da produtividade nas empresas, por meio do combate ao desperdício, de uma reorganização interna, de padronização e, com isso, melhorar em competitividade no mercado”, contou.

O curso tem previsão de início em fevereiro de 2019. As pré-inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site web.ubm.br, onde também podem ser encontradas mais detalhes sobre o novo MBA. Demais informações pelo telefone (24) 3325-0217 ou pelas redes sociais do UBM.
Voltar