;
Atendimento via chat
Atendimento via chat
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Engenharias UBM realizam série de palestras

10.out.2018

Foto da palestra "Exposição de equipamentos de Soldagem", com os estudantes de Engenharia Mecânica.
Nos dias 08 e 09 de outubro, os cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Controle e Automação, Mecânica e de Produção do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – promoveram a Semana da Engenharia. O evento reuniu assuntos gerais, como segurança do trabalho, e específicos de cada área em palestras para os estudantes.
 
Temas como “Exposição de Equipamentos de Soldagem”, “Manutenção de Bombas Hidráulicas” e “Aspectos de Segurança do trabalho em eletricidade” e “Mercado de Trabalho e Atividade Profissional do Engenheiro Recém-formado” integraram a programação, que contou também com um aluno e dois ex-alunos, ambos do curso de Engenharia Elétrica, como palestrantes: Mário Luiz Teixeira Salazar, do 10º período do curso, Jairo Júnior e Cleiton Aquino, já graduados. Compartilharam seus conhecimentos e experiências também a coordenadora regional do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio (CREA-RJ), Silvane Andrade Galhano, o representante da empresa Lincoln Electric Bruno Queiroz e o professor Carlos Roberto Garcia.
 
O coordenador do curso de Engenharia Elétrica, José Nilton Cantarino Gil, pontua que “essa iniciativa é importante para levar um retrato da realidade que os futuros engenheiros vão viver depois de formados”, destacou. Para o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Fernando Santos, “a Semana é também uma grande oportunidade para instigar a criatividade e motivar os alunos a serem profissionais de excelência desde a graduação”, afirmou.
 
Iago Soares, estudante do 8º período de Engenharia Elétrica, conta que participar da Semana das Engenharias é um excelente modo de absorver novos conhecimentos e levá-los para o ambiente de estágio. “Fugir da rotina de sala de aula e acompanhar palestras de profissionais dispostos a nos passar suas experiências é demais! É uma boa maneira de passar para os que ainda estão em busca da oportunidade, como funciona um ambiente industrial e dar noção do que vão encontrar breve”, explicou. O estudante comenta ainda que, assim como as tecnologias atuais não são as mesmas de 10 anos atrás, o engenheiro de hoje também não é mais o mesmo. “A Engenharia cobra muito do profissional e isso acaba se tornando um diferencial. Ele tem que estar conectado com os avanços tecnológicos, principalmente em tempos de escassez de recursos naturais e a preocupação em produzir de maneira sustentável”, ressaltou.
Voltar