;
Atendimento via chat
Atendimento via chat
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

“Road Show – Instituições de Ensino” tem início com visita aos campi do UBM

08.ago.2018

Na foto, representantes de instituições de ensino e empresas da região visitam o laboratório de mecânica dos solos.
Em uma manhã produtiva, os campi Barra Mansa e Cicuta do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – receberam representantes de empresas e instituições de ensino para a etapa inicial do primeiro "Road Show - Instituições de Ensino" do sul fluminense. O evento convida essas entidades a conhecer o que a região tem para oferecer visitando seus campi. Os encontros acontecerão semanalmente, em duas instituições por vez.
 
Pelo mundo, são realizados diversos Road Shows, relacionados a vários setores, mas com um intuito em comum: gerar benefícios e investimentos, tanto em capital financeiro quanto intelectual. No sul fluminense, a iniciativa propõe abrir as portas das escolas e universidades para que se conheça todo o potencial disponível e, assim, aproximar o ensino e os outros setores. Essa ideia é baseada no conceito de “Hélice Tríplice da Inovação”, que determina que as relações entre o governo, universidades e empresas promovem inovação e empreendedorismo.
 
Como fruto disso, o objetivo é que se promova o desenvolvimento das empresas locais e, consequentemente, das cidades e da população, em termos de tecnologia e qualificação de serviços com o que é produzido na própria região.
 
Efraim Medeiros, coordenador de Educação e Serviços do UBM, ressaltou que o evento é uma grande oportunidade para a instituição mostrar os recursos compartilháveis não só para o setor produtivo, mas para outras instituições. “As instituições se abrem para o mercado nesse momento e nem sempre foi assim. É uma nova cultura que pode movimentar o ecossistema em direção à excelência”, completando que, para a instituição, essa é a oportunidade de mostrar recursos e, para o mercado, a oportunidade de identificar grandes oportunidades, para que não precise buscar de fora: “O melhor do UBM é o capital intelectual. Aplicado à boas iniciativas e à uma estrutura interessante, é possível criar um dinamismo e gerar bons resultados através das interações que esse evento proporciona”, explicou.
 
Arivaldo Mattos, um dos diretores da Hidroserv, empresa que presta serviço para as indústrias na área ambiental, principalmente em transporte e transformação de resíduos considera muitas as vantagens de poder contar com uma iniciativa como essa. “Ter o apoio e a proximidade de um campus universitário com tantos laboratórios abre caminho para inovação, em nível de empresas de pequeno e médio porte, que têm maior dificuldade de investimentos nessa área para, assim, potencializarem seus negócios. Isso possibilita parcerias fantásticas, que podem surtir grandes efeitos para a nossa economia e também na formação de novos profissionais”, pontuou.
 
A realização do Road Show é fruto de uma parceria entre o Sistema Firjan, instituições de ensino e o grupo APL Metalmecânico, e é direcionado para as empresas da região médio-paraíba fluminense.
Voltar