;
Atendimento via chat
Atendimento via chat
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

O que é a sazonalidade logística e como enfrentá-la?

20.ago.2018

Na imagem, um profissional opera uma empilhadeira com produtos embalados no interior de uma indústria.
Períodos como as festas de fim de ano aumentam o fluxo das vendas por todo o país. Porém, ao longo do ano e fora de datas de pico, variações significativas no volume de vendas acontecem. Esse processo tem um nome: a sazonalidade logística.
 
É um cenário inevitável que pode ser causado por condições climáticas, datas comemorativas e eventos periódicos. Logo, as empresas que desejam superar esses momentos e permanecerem competitivas devem criar planos detalhados para amparar os processos de trabalho.
 
Por conta disso, o processo de distribuição de produtos deve ser planejado de antemão para encarar a oscilação das demandas e garantir sua entrega.
 
As empresas que desejam se preparar ou superar esses períodos e permanecerem no mercado devem criar planos detalhados para amparar os processos de trabalho. Fabiano Marinho, analista de planejamento financeiro, mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor no Curso Superior Tecnólogo em Logística do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa –, aconselhou uma boa maneira para se enfrentar este momento: “Criar planos de contingência é o principal fator para que o gestor não seja pego de surpresa e tenha condições de reagir às oscilações de mercado”, disse. O professor comentou ainda que a “contratação de mão de obra adicional e o aperfeiçoamento da equipe são alguns dos aspectos que essas estratégias devem conter”.

Sobretudo, em todas as fases do processo logístico, o planejamento e gerenciamento estratégico são pilares essenciais para enfrentar as demandas do mercado.
Voltar