;
Atendimento via chat
Atendimento via chat
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Estudantes de Jornalismo do UBM conquistam vaga de estágio na TV Rio Sul

19.jun.2018

Após um esperado e temido processo de estágio, os estudantes Raissa de Faria e Anderson Patrick, do 7º período de Jornalismo do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa –, foram os escolhidos para as duas vagas de estágio em Jornalismo oferecidas pela TV Rio Sul, afiliada da Rede Globo no sul e costa verde do Rio de Janeiro. Eles atuarão em áreas como produção de pautas em estúdio e ao vivo e no gerenciamento de notícias para o portal G1.

O processo começou antes que os alunos imaginassem a partir de um concurso organizado pelo veículo, que convidava estudantes de Jornalismo da região a enviar uma notícia local em um vídeo curto. O contemplado iria conhecer os estúdios da TV. Entre os participantes do concurso, aproximadamente dez foram convocados para participar de uma seleção e integrar a equipe da empresa de comunicação. Após os testes, dos estudantes contratados, dois alunos do Jornalismo UBM foram os escolhidos. 

Um deles é o Anderson Patrick, que logo na primeira semana de trabalho, recebeu a missão de produzir uma série de reportagens, o que, segundo ele, “foi algo que o animou muito, pois foi um desafio e o resultado foi gratificante”. Raissa, por sua vez, explicou que a sensação é de que o esforço durante os anos na faculdade valeu a pena, principalmente por poder, no último ano, conseguir essa oportunidade: “é como fechar com chave de ouro a graduação”, comentou a estudante.

Ela, que já passou diversas áreas de atuação, como rádio, edição e produção, assessoria política, pessoal e empresarial, destacou o valor desta e de cada oportunidade. “É uma experiência que eu nunca tive e estou podendo aproveitar da melhor maneira. Isso, com certeza, irá somar muito ao meu currículo”, ressaltou, acrescentando ainda que o conhecimento teórico junto à prática é essencial para permitir entender o porquê do que é produzido e acompanhar esse processo, e não apenas os resultados dele.

Anderson, que também já estagiou em rádio, assessoria de imprensa e redação de jornal impresso, enfatiza que essas experiências são fundamentais para que os futuros profissionais possam conhecer o mercado de trabalho nos campos de atuação de suas profissões. "Essas oportunidades me trouxeram uma grande noção de apuração no processo da notícia, além da base obtida através da equipe técnica e de professores da graduação. Atualmente, estou podendo exercitar um pouco de todas as outras funções que aprendi ao longo desse tempo", contou.

Para o coordenador do curso, o professor Alvaro Britto, a inserção dos estudantes no mercado de trabalho por meio do estágio é um fator de grande importância."O estágio possibilita ao estudante uma experiência no mercado de trabalho não oferecida no curso. É a hora para ele testar os conhecimentos e técnicas adquiridos, além de viabilizar contatos e relações profissionais que serão fundamentais para obter um bom emprego ou mesmo se tornar um empreendedor após a conclusão do curso”, pontuou.

Voltar