;
Atendimento via chat
Atendimento via chat
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Estágio durante a graduação: qual a importância?

16.mai.2018

Na foto, o estudante de Educação Física, Daniel, preparando um dos treinos de futebol para os atletas

O estágio, mesmo não sendo obrigatório na grade curricular de alguns cursos, é uma importante etapa no período de graduação. Mais do que colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, possibilita que o aluno entenda a rotina de trabalho, tenha contato com profissionais experientes, conheça as diversas possibilidades de atuação na área e esteja mais preparado para o mercado de trabalho na profissão escolhida.  

O processo para uma vaga de estágio geralmente é constituído por diversas etapas como seleção de currículo, entrevistas, dinâmica em grupo e análise de documentos. Ao conquistar uma vaga, é importante que o contrato entre o contratante e o aluno seja intermediado  pela instituição.  

Alunos de diversos cursos oferecidos pelo UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – ganharam destaque em processos seletivos de diversas empresas da região. Segundo Sara Tavares, estudante do 7° período de Fisioterapia, “vivenciar, na prática, toda teoria dada em sala é uma experiência motivadora, além de futuramente poder ser a porta de entrada para o primeiro emprego”, conta a aluna, que é estagiária na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).  

Outro caso é o aluno Daniel Martins, estudante de Educação Física, que passou em primeiro lugar para um estágio no Clube de Regatas Vasco da Gama e, após dois meses, foi chamado para atuar pela primeira vez como treinador da equipe sub 17 no time Rio São Paulo. Para ele, ambas as experiências acrescentaram positivamente na preparação para o mercado de trabalho. “Nada se compara à vivência mesmo da profissão, daquilo que você escolheu: o dia a dia, como direcionar o trabalho, no caso de algum imprevisto, como alterar o trabalho... É a prática que faz você se adequar à realidade do local e do momento”, comenta.  

Beatriz Pacheco, professora da instituição e supervisora de estágio do curso de Jornalismo, afirma que o conhecimento adquirido na prática é muito diferente daquele aprendido em sala de aula. “O estágio nos torna competentes na essência, quando transformamos conhecimentos e capacidades em resultados práticos e, assim, nos tornamos mais seguros”, conclui.  

Mais informações e especificações de estágio sobre cada curso estão disponíveis na Central de Atividades do UBM.

Voltar