;
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Alunos do Colégio UBM participam de atividade de Floresta Escola

23.mai.2018

A turma do 6º ano do Colégio UBM participou das primeiras sessões e atividades em volta do tema "Floresta Escola: trabalhando a autonomia", com o professor Rafael Betencourt e a professora Renata, do grupo Terra Viva. Do Ensino Fundamental I ao Médio, todos os alunos da escola participarão das atividades no Bosque Ecológico da instituição, localizado no UBM campus Barra Mansa. 
 
A Floresta Escola é uma atividade fundamentada com referência nas escolas do norte da Europa, em que as crianças ficam a maior parte do tempo em contato com a natureza. “Acaba sendo um ambiente de aprendizagem profunda. Trabalhamos a ampliação dos sentidos, as habilidades motoras, além dos outros benefícios que o contato com a natureza traz. Desde uma brincadeira livre até dinâmicas pensadas para desenvolver essa autonomia”, explica Rafael. 
 
Segundo o professor, o grupo Terra Viva enxerga na natureza um elemento de cura de um processo de escolarização, que acaba freando a autonomia e o autoconhecimento. “A gente tenta criar um espaço de não-julgamento, de acolhimento de cada um e onde cada um possa se expressar, encontrar seu caminho de aprendizagem, que é diferente para cada criança”, completa. 
 
A professora de língua portuguesa do Colégio, Wanessa Quintiliano, destaca a importância das atividades fora da sala de aula e que estimulam a sensibilidade dos alunos. “Não é uma matéria convencional, é o que a sala de aula não proporciona: contato com a natureza e um olhar mais humano”, diz. Além disso, a professora enfatiza que o objetivo e o efeito das ações “é a conexão dos alunos com a natureza e com eles mesmo”. 
Voltar