;
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Professora do UBM participa de Congresso na PUC-SP

30.abr.2018

A professora Beatriz Pacheco do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – participou, neste fim de semana, do 17º Congresso Brasileiro de Língua portuguesa, evento integrado com o 8º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP (Instituto de Pesquisas Linguísticas "Sedes Sapientiae" para Estudos de Português). 
 
O evento é organizado pelo IP-PUC/SP, pelo Departamento de Português da Faculdade de Comunicação e Filosofia e pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Para a ocasião, ela e a professora Alexandra Mansur desenvolveram o trabalho intitulado "Crônica comentada: análise das estratégias argumentativas", que foi apresentado no grupo de discussão sobre Produção escrita e ensino.  
 
A produção das professoras analisa as estratégias argumentativas de leitores da Folha de São Paulo online e da UOL nos comentários atrelados à crônica de Gregório Duvivier. Para isso, foram seguidos os modelos argumentativos delineados, principalmente, por Othon M. Garcia na obra "Comunicação em Prosa Moderna". 
 
Segundo ela, o tema tem tudo a ver com o seu trabalho cotidiano em sala de aula. "Acaba por fazer refletir sobre a qualidade dos debates públicos intermediados por computador", ressaltou Beatriz. Além disso, ela pontuou o quanto a experiência é valiosa também no campo da pesquisa. "É muito importante podermos debater o que pesquisamos com outros pesquisadores da área. Existe não só a colaboração teórica de outras correntes como a própria validação do que estamos propondo", concluiu.
 
Essa não é primeira vez que as professoras trabalharam juntas sobre linguagem. Em 2016, elas lançaram, em parceria, o livro “Leitura: um jogo de estratégias”. 
Voltar