Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Qual Engenharia escolher?

19.jan.2018

Numa lista que tem mais de 30 opções, é necessário observar os detalhes
A Engenharia é uma das profissões mais antigas e atrai muitos interessados em cursar o Ensino Superior. Com mais de 30 tipos de Engenharia no Brasil todo, o leque de opções é grande e necessário, portanto, a observação dos detalhes. Dentre as diversas áreas, o profissional pode atuar mantendo e melhorando estruturas, máquinas e sistemas, pode projetar, gerenciar e executar obras e, ainda, desenvolver soluções para problemas ambientais.
 
Nos primeiros dois anos, as disciplinas nas Engenharias são as mesmas, é o ciclo básico. A partir daí, o aluno começa as especificidades da área escolhida. O que o futuro engenheiro precisa ter em mente nesse princípio e que é fundamental para escolha da profissão é gostar de exatas e ciência.
 
Com a crise econômica que atingiu o país nos últimos anos é compreensível que quem deseja se formar na área fique apreensivo. No entanto, o mercado já deixou claro que há espaço para profissionais bem qualificados nas mais diferentes áreas da Engenharia.
Por ser treinado para entender e solucionar problemas, a capacidade de raciocínio lógico e analítico de um engenheiro é bem visada tanto nos espaços industriais quanto em um mercado financeiro, startups, gestão pública ou consultorias, por exemplo.
 
Para o professor e coordenador do curso de Engenharia Mecânica do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa –, Me. Fernando da Silva Santos, a escolha do aluno a partir do 5º período também pode depender da formação técnica de cada um. O engenheiro destaca outros pontos importantes na escolha da profissão como a orientação familiar e uma maior instrução nas escolas de ensino médio que não possuem técnicos profissionalizantes.
 
“Hoje a escolha é feita muito em função do cargo que o aluno ocupa na empresa que trabalha. Por exemplo, na Engenharia Mecânica, 90% dos alunos têm atividades com afinidades com o curso, ou seja, já trabalham na área de mecânica”, acrescenta.
 
As Engenharias disponíveis no UBM hoje são Engenharia Mecânica, Elétrica, de Controle e Automação, Civil e Produção. Para saber mais sobre esses e outros cursos acesso o site (www.ubm.br).
Voltar