;
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Psicologia e o potencial da área

15.jan.2018

Profissão é abrangente e permite atuação em diversas áreas
Por ser uma profissão abrangente, a Psicologia permite ao profissional atuar em diversas áreas. E um campo que vem crescendo no Brasil nos últimos anos e que trabalha lado a lado com a Psicologia é o coaching, palavra em inglês que serve para definir um processo de desenvolvimento humano que utiliza diversas técnicas com o intuito de auxiliar pessoas e empresas no alcance de suas metas.
 
coaching busca sempre a solução como objetivo final. Pode ser conduzido individualmente ou em grupo e é direcionado às mais diversas profissões e empresas. É um processo flexível que tem como função estimular, apoiar e despertar no cliente o seu potencial para conquistar tudo que deseja.
 
A egressa do curso de Psicologia do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa –, Liliam Lilis, trabalha hoje na Zelo Psicologia & Coaching, empresa com atuação em treinamentos relacionados ao coaching e prestadora de serviços de psicoterapia. A função da psicóloga na empresa é no atendimento e contato com parcerias em outras instituições.
 
Liliam também trabalha com psicologia infantil e conta que essa sempre foi sua vontade, mas que, pela profissão dar uma abertura possível de conciliar diversas áreas, ela pensa em futuramente se especializar em gestão de pessoas.
 
“Eu adoro trabalhar com crianças. E é totalmente diferente do atendimento ao adulto, por exemplo, porque com a criança nós trabalhamos a questão lúdica. É por meio da brincadeira que o psicólogo vai chegar ao problema. E, claro, o acompanhamento da família nesse processo é essencial”, conta.
 
A psicóloga explica, ainda, que o foco do profissional é o ouvir. “Ele precisa ter uma escuta diferenciada. É a partir disso que o psicólogo vai realizar as intervenções necessárias, induzindo o paciente a entender suas próprias questões e a descobrir os caminhos e entendimentos necessários. Psicólogo não dá conselho, é o próprio paciente que vai chegar às suas conclusões”, ressalta.
 
A prática aplicada à teoria no curso de Psicologia
 
Nos últimos períodos do curso de Psicologia do UBM, por meio do estágio na própria instituição, no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), os graduandos atendem à comunidade e aprendem na prática tudo o que foi passado em sala de aula.
 
“É através do manejo clínico que aprendemos atendendo à comunidade que vamos sair da faculdade sabendo lidar com os pacientes. Aquilo não vai ser uma coisa completamente desconhecida”, conta a psicóloga.
 
Além disso, uma das grandes conquistas do curso foi a nota 4 (numa escala de zero a 5) no sistema de avaliação do Ministério da Educação – MEC. Com esta classificação, o curso demonstrou estar entre os mais altos padrões de excelência e qualidade em nível nacional na Psicologia. As inscrições para o vestibular 2018.1 já estão abertas e podem ser feitas pelo site web.ubm.br ou na secretaria dos campi Barra Mansa ou Cicuta. Mais informações também no site ou pelo telefone (24) 3325-0217.
 
Voltar