;
Atendimento via chat
Atendimento via chat
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Por que cursar Design?

21.dez.2017

Pensar em Design vai muito além de idealizar somente a estética das coisas. Ele está presente nas universidades, em empresas, indústrias e diversos setores do mercado de trabalho, colaborando com todas as áreas do conhecimento para atender e antecipar necessidades e buscar soluções funcionais. No livro “A Cabeça De Steve Jobs”, de Leander Kahney, o autor afirma que, para Jobs, design não é decoração ou a aparência de um produto, suas cores ou os detalhes estilísticos. Para ele, design é a maneira como um produto funciona, é função, não forma.

Por isso, soluções para diversos problemas cotidianos estão ligados à área. É a partir de seus serviços que são desenvolvidos objetos, locais, estruturas, peças gráficas e digitais e uma série de artigos, pensando estrategicamente em sua finalidade, objetivo e mensagem que deseja passar, com o foco sempre no usuário, que é o consumidor do produto final.

O design thinking, por exemplo, é um conjunto de métodos que consiste em vivenciar uma situação para entender o problema, as condições e as pessoas envolvidas e, a partir dos resultados, desenvolver melhores soluções. Muitas empresas já incorporam esse conceito em suas rotinas para aumentar seu potencial de transformar ideias em soluções.

“O Design, como tem caráter transversal, combina suas atividades com outros profissionais, pensa nas cidades e o quanto pode facilitar a vida das pessoas”, comentou a designer Cristiana Fernandes, acrescentando que ele é o fator que pensa o aspecto projetual e vê as necessidades do usuário. Ela é também a coordenadora do novo curso de Design: Projetos Gráficos e Digitais do UBM - Centro Universitário de Barra Mansa.

“Quando pensamos em lançar este curso no UBM, tivemos o foco em conteúdos que serão voltadas para as necessidades do usuário e do mercado, desenvolvendo uma problematização que atenda realmente uma demanda projetual, ao invés de disciplinas soltas. A ideia é que o aluno seja o gestor da própria carreira. Por isso, o curso contará com uma metodologia diferenciada, baseada no Problem Based Learning, um método de aprendizagem baseado em buscar soluções e conhecimentos a partir da imersão em um dado tema ou problemática, e na interdisciplinaridade”, explicou a coordenadora.


Segundo ela, o mercado é amplo e a carreira é promissora não só na região, mas em todo país, porém ainda faltam profissionais qualificados. “Por isso, esperamos suprir essa demanda com os profissionais formados pelo nosso curso. Teremos professores renomados em suas respectivas especializações e prontos para transmitir o melhor conteúdo para os nossos alunos”, completou.

As inscrições para o vestibular 2018.1 em Design já estão abertas pelo site web.ubm.br. O curso será oferecido no campus Barra Mansa e tem duração de 3 anos e meio. Mais informações disponíveis também pelo site ou pelo telefone (24) 3325-0247.
Voltar