Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Ex- aluno de Direito do UBM vira professor e conta como é dar aula no curso em que se formou

01.dez.2017

Quando ainda era aluno do curso de Direito do UBM — Centro Universitário de Barra Mansa —, Raphael Naves já expressava o desejo de seguir a carreira acadêmica. Ao se formar em 2007 pela instituição, cursou pós-graduação em Direito Empresarial e, alguns anos depois, mais maduro profissionalmente, obteve o título de mestre e viu o sonho de ser docente se tornar realidade.
                 
Em 2015, retornou ao UBM, mas, desta vez, em uma posição diferente do que a primeira: como professor no curso em que se formou. Atualmente, com 33 anos, é o docente do curso de Direito mais novo na qualidade de ex-aluno e conta como é inverter os papeis.
 
“Sempre sonhei com o dia em que pudesse estar em uma sala de aula, compartilhando com os alunos o conhecimento adquirido. Escolhi a carreira universitária porque sempre desejei que, com a minha atuação profissional, pudesse ser útil à sociedade. Por tal motivo, me interessei pela pesquisa científica, tendo o curso de Direito no UBM me despertado este desejo”, fala.
 
Apesar de também trabalhar como advogado, o professor revela quais são os principais desafios da profissão.
 
“Talvez o maior deles seja nunca me esquecer dos professores que me inspiraram a seguir na carreira docente, buscando sempre que tanto o aluno quanto o próprio professor saiam diferentes do que entraram na sala de aula, em virtude do conhecimento compartilhado”, disse.
 
Por ser um dos profissionais mais jovens na qualidade de professor, ele reforça que faz questão de dizer que é formado pela instituição.
 
“Ao me apresentar aos alunos, faço questão de enfatizar que sou egresso do UBM, mostrando a todos que, se eu consegui realizar o meu sonho, todos eles podem. Digo a eles que tudo é fruto da dedicação e dos estudos que pude desenvolver ainda como aluno da instituição”, conta.
 
Em sala de aula, Raphael leciona várias disciplinas. Ele também atua junto ao Núcleo de Prática Jurídica (NPJ/BM). As inscrições para o vestibular 2018.1 já estão abertas. Para saber mais informações sobre o curso de Direito e outras especializações, acesse web.ubm.br.
Voltar