Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

UBM promove encontro sobre Inclusão no Ensino Superior

12.set.2017

O UBM – Centro Universitário de Barra Mansa –, por meio do Núcleo de Acessibilidade e da Diretoria de Extensão e Educação Continuada, realizará, nesta quarta-feira (13),  às 19h, no Salão Nobre Prof. Jayme Dantas, no Campus Barra Mansa, a 1ª edição do evento “A Inclusão no Ensino Superior: UBM uma experiência de sucesso”.
 
O intuito do encontro é levar ao público temas relevantes à Educação Especial contribuindo para a formação de acadêmicos e futuros profissionais. A especialista Sônia Rodrigues contribuirá com sua experiência frente à educação de cegos e pessoas de baixa visão, enquanto a Mestre Carolina Vieira apresentará estratégias pedagógicas e a inclusão no ensino superior.
 
Com pouco mais de um ano, o Núcleo de Acessibilidade do UBM atua na promoção da qualidade da educação especial e inclusão dos acadêmicos. Possui um projeto permanente de construção de matérias adaptadas para auxiliar no aprendizado e desenvolve iniciativas para atender, por meio da educação continuada, os coordenadores, professores e profissionais da administração de um modo geral. Hoje, assiste 17 alunos e a expectativa é que esse número aumente.
 
Márcia Alves, supervisora do Núcleo, explica que a principal função é auxiliar e facilitar a vivência do aluno na faculdade. “Para garantir isso, precisamos orientar os funcionários para tornar o ambiente o mais acessível possível. A ideia é que o aluno não fique só na sala de aula, mas que participe de todas as atividades da instituição ativamente. Um atendimento isolado ao acadêmico não representaria a Política Nacional para a Pessoa com Deficiência – Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”, declara.
 
Dentro de um trabalho contínuo e que se adapta conforme às necessidades do aluno, Márcia Alves conta que cada aluno que chega ao Núcleo possibilita aprender algo novo. “Nós aprendemos a viver com as diferenças e a entender o mundo de cada um. Essa troca de vivências tem sido um grande aprendizado”, conclui.
 
O evento é aberto ao público e, para participar, basta se inscrever no link  (https://goo.gl/9drKsX) e doar um produto de limpeza (01 Kg sabão em pó ou 01L de desinfetante) no dia do encontro.

 
Serviço
O quê: Encontro – A inclusão no Ensino Superior
Quando: às 19h do dia 13 de setembro 
Quem pode: classificação livre
Onde: UBM — Centro Universitário de Barra Mansa, fica na Rua Vereador Pinho de Carvalho, nº 267, no Centro
Voltar