;
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Testes psicológicos: para que servem?

26.set.2017

Uma fase que costuma gerar estranhamento nos candidatos a uma vaga de emprego é a do teste psicológico. Esses testes têm como objetivo conhecer a personalidade do candidato, assim como algumas das suas habilidades. Cada empresa escolhe o tipo de teste que mais se adeque ao cargo que precisa ser preenchido e um dos mais aplicados hoje em dia são o Palográfico e o QUATI.
                                     
Sentido a necessidade de aprofundar o conhecimento de profissionais da área, o UBM — Centro Universitário de Barra Mansa — abre, para este segundo semestre, o curso de extensão nas especialidades. A procura, segundo a psicóloga e professora que coordenará as disciplinas, Flávia Soares, é grande, já que o curso está na sua 3ª edição.
 
“Durante a formação acadêmica, os alunos cursam disciplinas acerca dos Testes Psicométricos e Testes Projetivos. Entretanto, diante da extensa variedade de testes validados e disponíveis no mercado, nem sempre é possível aprofundar os conhecimentos e ensinar todos eles em sala de aula. Além disso, não existe na região cursos disponíveis sobre o tema e nos grandes centros, como RJ e SP, os investimentos são maiores e envolvem custos adicionais com deslocamento e alimentação, por isso sentimos a necessidade de realizá-lo aqui na instituição”, disse.
 
Segundo ela, ambos são testes de personalidades e o psicólogo é o único profissional habilitado por lei para exercer essa função.
 
“O palográfico é um teste de personalidade expressivo (projetivo) cuja aplicação é muito simples e rápida, mas sua avaliação e interpretação exigem certo grau de preparação e experiência do psicólogo com a técnica. Já o QUATI avalia a personalidade através das escolhas situacionais que cada indivíduo faz. Tem fácil aplicação e correção, apesar de exigir um tempo maior de realização. Ambos podem ser utilizados em seleção de pessoal, avaliação de potencial, orientação vocacional, psicodiagnóstico, psicologia do trânsito, etc. Nas disciplinas, o profissional aprenderá  conceituação, aplicação e correção dos testes, além da elaboração dos laudos e pareceres”, explicou.
 
O curso será realizado aos sábados, nos dias 21 e 28 de outubro, das 8h30 às 16h30, no campus Barra Mansa. Mais informações, investimento e inscrição, estão disponíveis na Diretoria de Extensão e Educação Continuada do UBM, pelo telefone (24) 3325-0262 e também pelo site web.ubm.br.
 
Voltar