Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

A gastronomia que vai além do prato

08.set.2017

Ser um gestor requer habilidades como liderar, trabalhar em equipe, traçar metas, desenvolver soluções, entre outras. Mas esta capacidade não está restrita apenas aos profissionais de áreas como Administração, por exemplo.
 
Quem deseja ser um grande chef de cozinha também precisa trabalhar essas qualidades. Atualmente, existem cursos de capacitação e pós-graduação na área. Porém, mais que técnicas de preparo de alimentos, os conteúdos abordam conceitos de formatação de eventos gastronômicos, gestão de negócios e pessoas e marketing.
 
“A qualificação do profissional que fizer um curso desse é ele virar um gestor em alimentos e bebidas. Ele vai ter um olhar de supervisão para os negócios nesse setor, adquirir uma competência no quesito de liderança e habilidades na gestão de pessoas, além do conhecimento e o aprendizado na teoria e na prática em gastronomia”, explica Renan Chieregate, nutricionista e empresário à frente de dois restaurantes na região sul fluminense.
 
O empresário, que está na coordenação da pós-graduação de Gestão e Prática em Gastronomia do UBM - Centro Universitário de Barra Mansa -, afirma que a tendência do setor gastronômico é sair apenas da satisfação do cliente e que, para isso, são necessários fatores que vão além do tempero: “Hoje, a satisfação do cliente já não é uma coisa bacana, mas obrigatória. A tendência é partir para o encantamento do cliente, para proporcionar a ele, além do sabor e desejo por comidas e bebidas, a experiência”. Ainda segundo o nutricionista, na região, o setor é próspero, pois, mesmo em crise, devido à globalização, o mercado não para de crescer e quem estiver capacitado, vai sair na frente.
 
Para somar conhecimento ao sabor
 
A especialização em Gestão e Prática em Gastronomia tem início em setembro e é aberta a todos os profissionais graduados que se interessem em desenvolver competências para o preparo de alimentos e processos operacionais em cozinha. O curso passa ainda pelas identidades culturais e suas transformações e tendências, além das diversas áreas de atuação da Gastronomia e Nutrição, como saúde e qualidade de vida, para aprimoramento da prática profissional. Mais informações estão disponíveis pelo site web.ubm.br ou pelo telefone (24) 3325-0217.
Voltar