Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Mostra sobre os 80 anos do Parque Nacional do Itatiaia é inaugurada na Galeria de Arte UBM

08.ago.2017

Contar a história da primeira reserva ambiental do país através de imagens. É com esse intuito que a Galeria de Arte UBM Clécio Penedo, no campus Barra Mansa, inaugurou na noite de segunda-feira (7), a exposição “Parque Nacional do Itatiaia: 80 anos educando para a vida”. A mostra, que tem curadoria do professor e biólogo Luiz Sérgio Sarahyba, reúne 37 peças entre fotografias e um vídeo institucional que apresentam um pouco da diversidade, como a vida animal e a vegetação, da unidade de conservação.
 
De acordo Sarahyba, o acervo possui obras de vários artistas nacionais, além de informações dos projetos educacionais e das belezas naturais do parque que foi fundado em 1937. 
 
“Quando eu comecei a preparar essa mostra, eu quis retratar toda a história e riqueza do parque. Então, eu procurei selecionar imagens como algumas bandeiras da reserva, que são espécies de extinção, atrativos naturais, o envolvimento do aspecto geológico com a comunidade... tem um pouco de cada essência do parque. A ideia é que quem já conheça o PNI queira voltar e quem não conheça queira ir. Essa exposição é um convite à história e eu espero que ela seja um gatilho para essa motivação de irem ao parque”, disse.
 
Estudante do 10º período de Psicologia, a universitária Isabela Rodrigues Campos esteve na abertura e se encantou com as imagens. Segundo ela, apesar de já conhecer o Parque Nacional do Itatiaia, a exposição serviu para apreender um pouco mais sobre a história da reserva.
 
“Já estive no Parque uma vez, mas não sabia da existência de tantos animais como eu pude ver hoje na mostra. É muito legal essa iniciativa de trazer essa exposição pra dentro da instituição, porque aqui podemos ter o contato, conhecer mais sobre essa riqueza que fica tão pertinho de nós, mas que às vezes passa despercebida por conta da correria do dia a dia. Então, ter essa vivência, mesmo que seja através de fotografia, já deixa o nosso dia mais feliz”, falou.
 
Para o diretor de extensão e educação continuada, Luis Fernando Vitorino, a ideia de trazer a mostra para dentro da instituição reforça a oportunidade para que os alunos e os próprios visitantes possam ter uma aproximação direta com a nossa história.
 
“O UBM sempre teve uma relação muito próxima com o Parque Nacional, já que nós fazemos parte do Conselho Consultivo da reserva. Quando surgiu a proposta, nós não pensamos duas vezes. Para os nossos alunos, assim como para os visitantes, isso é fantástico, porque é uma excelente oportunidade de conhecimento. Muitos aqui na região não conhecem ou não têm ideia do que o PNI representa para o país e para o mundo e, com essa mostra, terão a chance de conhecer um pouco mais da nossa história”, falou.
 
A exposição segue aberta a visitas até o dia 8 de setembro. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 16h às 21h, no campus Barra Mansa. A entrada é franca e a classificação é livre. Após, a mostra seguirá para Galeria de Arte do Campus Cicuta.
 
Serviço
O quê: Exposição “Parque Nacional do Itatiaia: 80 anos educando para a vida”
Quando: até 8 de setembro; visitação de segunda a sexta-feira, das 16h às 21h
Quem pode: classificação livre
Quanto: de graça
Onde: Galeria de Arte UBM Clécio Penedo – (campus Barra Mansa), que fica na Rua Vereador Pinho de Carvalho, nº 267, no Centro
 
Voltar