;
Atendimento via chat
Atendimento via chat
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Enfermagem: A profissão que é o coração do hospital

18.jul.2017

O cuidado integral e a permanência com o paciente são características marcantes da profissão e que fazem do enfermeiro uma das peças fundamentais dentro do funcionamento de um hospital. Sua presença constante tem como objetivo levar ao paciente o conforto, cuidado e alívio necessários. A enfermagem forma profissionais qualificados para atuar no cuidado à saúde individual e coletiva, e na gerência de serviços.
 
“Ser enfermeiro é um chamado. É você poder fazer algo pelo outro, e ter o privilégio de poder cuidar na saúde, como uma forma de prevenção, e na doença, restabelecendo a saúde do paciente ou dando subsídio para uma morte digna”, afirma Maria Idalina de Souza, enfermeira há 34 anos e professora do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa –, há mais de 20 anos.
 
Uma de suas especialidades é a assistência domiciliar. A enfermeira conta que o cuidado com o paciente deve ser visto de forma ampla, se estendendo aos que estão à volta. “Trabalho desde 1997 na assistência domiciliar e é um trabalho muito especial, porque você vai trabalhar, além do paciente, com a família. Não tem como você trabalhar só com a pessoa e deixar de lado quem está a volta”, fala.
 
A profissional revela que encontrou no magistério uma segunda paixão, que só perde para a enfermagem. Atualmente leciona no Centro Universitário a disciplina de Semiologia, que é a base para as demais disciplinas do curso. “Ela trabalha a abordagem e a avaliação do paciente adulto. O aluno desenvolve a habilidade e a competência para abordar o paciente, identificar sinais e sintomas”, explica a professora.
  
Como uma forma de homenagem pelos anos de serviço prestado como enfermeira, Maria Idalina foi convidada, dentre outros enfermeiros da região, para uma homenagem na Câmara dos Vereadores de Volta Redonda logo após a semana da enfermagem. “Fui seleciona através de um conhecido meu que é ex-aluno do curso de enfermagem do UBM e foi muito especial. Uma espécie de reconhecimento em vida”, conta.
 
Uma das novidades do vestibular 2017.2 do UBM é que a partir desse segundo semestre de 2017, o curso de Enfermagem é oferecido também no período matutino. Para saber mais informações e se inscrever no vestibular acesse o site (www.ubm.br).
 
Voltar