Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

CIPA trabalha qualidade de vida com colaboradores

30.jun.2017

 
Teve início neste semestre o Projeto para promoção da qualidade de vida do UBM - Centro Universitário de Barra Mansa -, no campus Barra Mansa. A ação é desenvolvida pela atual gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do UBM em parceria com o curso de Nutrição. A pretensão é atender e avaliar todos os setores e seus colaboradores, buscando melhorar a qualidade da saúde de cada um - o que terá impacto direto em suas rotinas profissionais ou mesmo pessoais.
 
“Queremos desenvolver ações nas áreas da promoção da saúde e da qualidade de vida no trabalho com vistas a um ambiente organizacional de bem-estar individual e coletivo, voltado para a valorização do funcionário e a prevenção de riscos para saúde e segurança.”, explica Waleska Portella, coordenadora da Diretoria de Extensão e Educação Continuada e atual presidente da CIPA.
 
O projeto surgiu de uma iniciativa da CIPA, com apoio da Diretoria de Extensão, e em parceria com os cursos de graduação. A partir dessas parcerias, é que vários outros projetos podem ser desenvolvidos. De acordo com Waleska, as próximas ações pretendem incluir outros cursos da área de saúde, como a Fisioterapia, Psicologia e Educação Física, por exemplo, a fim de trabalhar assuntos como ginástica laboral, acompanhamento psicológico, ergonomia e outros temas.
 
Para os estudantes, a experiência é uma grande oportunidade valiosa de aprender e se capacitar para  trabalhar na área. “Estar frente a frente com a área de atuação, atender diversos pacientes com diagnósticos diferentes, vê-los progredir, buscar a capacitação profissional para conseguir atender a todos e tirar suas dúvidas sobre todo o conhecimento adquirido durante o curso é maravilhoso”, conta Samara Aguiar, aluna do 5º período de Nutrição. Os alunos são orientados por professores e profissionais responsáveis e a prática é validada como estágio.
Segundo Samara, muitas pessoas ficam surpresas, pois não têm noção de alguns riscos que correm por causa da má alimentação ou de hábitos incorretos. “Bons hábitos alimentares fazem com que o paciente, nesse caso o colaborador, tenha toda a energia necessária para todo o dia. Nosso objetivo, com o atendimento nutricional, é atender as necessidades de cada um para que isso gere impactos na vida pessoal e profissional, para que as pessoas estejam mais dispostas, sem dores, sem riscos de desenvolver doenças, enfim, para cuidar da saúde”, explica. Além do UBM, o projeto com os alunos do curso de Nutrição também está sendo aplicado no SAAE de Barra Mansa.
Voltar