UBM - UBM promove encontro sobre Saúde e Etnia ;
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

UBM promove encontro sobre Saúde e Etnia

05.mai.2017

O UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – promoveu na noite desta quinta-feira (04) um encontro sobre Saúde e Etnia com o tema “A Dor da Mulher Negra no Sistema de Saúde”. O evento faz parte do Projeto de Educação para Relações Étnico Raciais da instituição.

Para debater o tema com alunos e profissionais da área da saúde, foram convidadas a professora do curso de Psicologia, Mariana Portugal, a advogada Maria Conceição Santos, que é Conselheira Estadual dos Direitos das Mulheres e a professora Maria de Fátima Lima da Silva, vice-prefeita de Barra Mansa.

“No ano passado, trabalhamos a questão da anemia falciforme e este ano pensei em algo que tem a ver com a dor das mulheres no Sistema Único de Saúde, em especial as mulheres negras”, comentou a professora Marlene Fernendes, responsável pelo evento.

Com experiência no atendimento do SUS, a psicóloga Mariana destacou a dificuldade que esse grupo social tem: “Pela própria vulnerabilidade social dessas mulheres, percebi ao longo dos anos que elas precisam de mais atenção, até porque muitas têm baixa escolaridade. Então, os profissionais precisam entender que eles devem conduzir o atendimento de forma que as informações necessárias sejam trocadas com sucesso”, destacou.

“Todas as dificuldades das mulheres tanto na área da saúde, como na situação social, violência e desemprego são situações causadoras de doenças que afetam principalmente a saúde mental. Como conselheira, noto que hoje há um retrocesso nas áreas de políticas públicas para esse grupo social, por isso a importância de buscarmos debater com os profissionais de saúde”, apontou Maria Conceição.

“É preciso ampliar a abordagem desse debate para além da saúde física e chegarmos ao atendimento humanizado”, concluiu a professora Marlene Fernandes. 

Voltar