;
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Acadêmicos de Licenciatura em Educação Física apresentam trabalho sobre Folclore

10.mai.2017

A turma do 5ª período do Curso de Licenciatura em Educação Física do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – apresentou, nesta segunda-feira (08), um trabalho com atividades lúdicas sobre o Folclore Brasileiro. O evento aconteceu como culminância de atividades realizadas durante a disciplina Prática Pedagógica V e reuniu os alunos no Salão Nobre Professor Jayme Dantas.

“Dentro do laboratório de práticas, o objetivo é mostrar para os alunos o que eles vão trabalhar em sala de aula. Como a disciplina está trabalhando as manifestações folclóricas, os alunos formaram grupos que pesquisaram sobre as regiões do Brasil e o resultado é a apresentação”, explicou o professor Claudiomir Faria.

Os grupos abordaram em suas apresentações as comidas típicas, cantigas de roda, brincadeiras populares e contaram também algumas lendas de cada região. Para o aluno Charles Pedro, que integrou o grupo da região nordeste, a proposta foi bem aproveitada pelos grupos e a pesquisa despertou o interesse de todos. “Descobrimos que muito da nossa cultura do Sudeste tem um peso forte da influência da região Nordeste. Descobrimos também que algumas brincadeiras são oriundas de lá, como é o caso do pique-bandeira. O resultado de toda a pesquisa foi que pudemos ampliar nossa visão sobre a diversidade cultural do nosso país”, comentou.

“É imprescindível que os professores estimulem as crianças a deixar de lado o celular ou o computador e, na medida do possível, brincar como antigamente,  jogando bola, soltando pipa, rodando pião. E com esses estímulos, eles tenham contato com as questões folclóricas”, concluiu Claudiomir. 
Voltar