;
Atendimento via chat
Atendimento via chat
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Operação Lava Jato é tema da quinta edição do Canal Aberto

03.abr.2017

Nessa sexta-feira (07), além de comemorar o dia do Jornalista, os alunos do curso de Jornalismo do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – participarão, mais uma vez, do Canal Aberto. Em sua quinta edição, o evento conta com uma parceria do curso de Direito e, com o objetivo de debater temas da atualidade no campo da comunicação, traz este ano como tema “Operação Lava Jato: justiça, mídia e democracia”.
 
O evento funciona em formato de um programa de entrevistas e terá a presença do Deputado Federal Wadih Damous (PT-RJ), advogado trabalhista, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ) entre os anos de 2007 e 2012, das jornalistas Luciana Barreto, âncora do Repórter Brasil Tarde da TV Brasil, e Beth Costa, coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), do qual hoje faz parte da Executiva, representando a FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) e, ainda, de Sebastião Raul Moura Júnior, mestre em Políticas Públicas e Processo, atualmente professor de Direito Penal e Processo Penal no UBM.
 
Para mediar o debate, o convidado foi o estudante do 5º período do curso de Jornalismo do UBM, Anderson Patrick, atual assessor de comunicação na Prefeitura de Resende. Ele promete deixar o debate mais dinâmico e envolver mais os alunos da plateia. “Como mediador, eu quero fazer com que as pessoas possam interagir mais com os convidados, expressando seus pontos de vista. Porque o Canal Aberto é uma ferramenta muito importante e, em relação a essa temática, são vários aspectos que temos que levar em consideração. Então, permitir com que os alunos compreendam isso pelos quatro convidados vai ser muito bacana”, conta.
 
A aluna do 7º período, também do curso de Jornalismo, Amanda Nonato, acredita que a função da faculdade seja formar o aluno como um cidadão consciente. “Não adianta a gente chegar para essa nova etapa da vida, que é a graduação, e nos manter no senso comum. O Canal Aberto traz sempre uma reflexão dos dias atuais com uma visão oposta ao que a TV, por exemplo, nos traz diariamente. E isso aumenta nosso senso crítico”, afirma.
 
A Operação Lava Jato, maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro que o país já teve, ganhou notoriedade com o apoio da mídia e repercussão ao decretar prisões preventivas para pessoas de alto poder e influência. “Nem todo mundo entende o que é a Lava Jato. Estou ansiosa para participar desse último Canal Aberto como acadêmica do curso, acho que podemos finalizar com chave de ouro”, conclui Amanda.
 
Um dos organizadores do evento, o coordenador do curso de Jornalismo, Alvaro Britto, conta que os convidados para o debate no Canal Aberto são pessoas que já têm uma história de luta pela democracia do Brasil. “Eles abordarão o papel da mídia, sua relação com o Poder Judiciário e os demais poderes. Os aspectos legais, linhas editoriais, repercussões sociais, liberdade de expressão e outras questões relacionadas ao tema”, explica o jornalista.
 
O evento tem o apoio da Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias e da Assessoria de Marketing e Comunicação do UBM e está marcado para às 18h30 no Salão Nobre Prof. Jayme Dantas, campus Barra Mansa. O público prioritário são os alunos dos cursos de Direito e Jornalismo. Estes últimos realizando trabalhos práticos de cobertura e registro jornalístico do evento.
Voltar