;
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

UBM recebe palestra sobre intercâmbio social da AIESEC

30.mar.2017

Viajar o mundo e ainda contribuir para o bem da sociedade é uma das propostas da AIESEC Volta Redonda. O grupo apresentou uma palestra, na noite desta quarta-feira (29), no UBM – Centro Universitário de Barra Mansa –, no Salão Nobre Professor Jayme Dantas.

O encontro foi proposto pela diretora de intercâmbio social para jovens, Bruna Marcondes. Estudante de Engenharia de Produção, ela conheceu a AIESEC na instituição que estuda e se envolveu a ponto de fazer parte da diretoria.

A acadêmica fez seu intercâmbio na Colômbia no segundo semestre do ano passado. “Desde que conheci a instituição, eu me apaixonei pela proposta que é ativar a liderança em jovens. Quando saímos da nossa zona de conforto, é possível vencer desafios e começar a se conhecer melhor e contribuir para o empoderamento das pessoas e ser um cidadão global. Então, acreditamos que, quando o jovem é inserido em ambientes desafiadores, ele pode se desenvolver e ativar o seu espírito de liderança”, comentou Bruna.

A AIESEC está em 126 países e oferece intercâmbio em empreendedorismo, que é quando o participante trabalha em uma startup, e intercâmbio profissional, por intermédio do qual o intercambista faz um estágio em uma empresa, que pode durar de seis meses a um ano. Além desses dois, tem o social, que é a modalidade da AIESEC Volta Redonda.

O intercambista pode ficar de seis a oito semanas conforme cada programa escolhido. Os países mais escolhidos são os latinos. “Um intercâmbio na América do Sul fica em torno de R$ 5 mil. Por ser mais acessível,  os estudantes costumam escolher esses”, explicou. Entre os projetos que podem ser desenvolvidos em outros países, está o ensino de línguas e outros trabalhos em ONG’s.

“Ter uma mentalidade mais crítica da sociedade é muito importante e saber conviver com pessoas de diferentes culturas, principalmente dentro de um trabalho social. Eu criei outra visão do mundo e isso foi essencial para o meu crescimento pessoal e principalmente profissional. Eu vi como eu posso ser uma agente de mudança na sociedade e como as minhas ações podem influenciar num mundo melhor”, destacou Bruna.

Almejando a experiência de conhecer outro país e cultura, a acadêmica do 1º período do curso de Engenharia Civil do Campus Cicuta, matutino, Ana Carolina Nascimento da Silva, marcou presença no evento. “Quando fiquei sabendo da palestra, não tive dúvidas em vir, pois esse é um desejo que trago há muito tempo”, comentou.
Para quem quiser ter mais informações sobre a AIESEC, o telefone de contato é o (24) 2107-3519 e o whatsapp (12)9.9231-3284, ou no e-mail (bruna.marcondes@aiesec.net), além do site (www.aiesec.org.br).
Voltar