;
Atendimento via chat
Atendimento via chat
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

O Direito nosso de cada dia

16.mar.2017

Temas jurídicos fazem parte do cotidiano de diversos setores
Quem escolhe o Direito como profissão sabe o quanto a área é extensa e abrange diversos campos de estudo e atuação. Duas delas estão presentes no nosso dia-a-dia das mais diferentes, e até mesmo imperceptíveis, maneiras: o Direito Empresarial e o Tributário, subdivisões do Direito Privado e Financeiro, respectivamente. Responsável pelo estudo das leis reguladoras da arrecadação de tributos, o Direito Tributário está intrinsecamente ligado ao Empresarial, que é aquele ramo que trata da atividade empresarial e de seus atores, os empresários, por meio de normas que visem ao bom funcionamento das atividades.

Juntas, essas áreas atuam no gerenciamento dos lucros, despesas e tributos incidentes sobre os produtos e serviços que as empresas oferecem, bem como na prestação de contas dessas empresas ao governo. São, inclusive, temas de cursos de pós-graduação, como a especialização em Direito Empresarial e Tributário Aplicado oferecida no UBM - Centro Universitário de Barra Mansa, por exemplo. 

É um curso importante para os profissionais que querem trabalhar com questões do cotidiano das empresas e que geram dúvidas nos gestores, que necessitam de profissionais com o conhecimento técnico-científico necessário ao processo de tomada de decisões. O coordenador do curso, Raphael Naves, explica que “com a expansão dos negócios e a necessidade de acompanhar as constantes mudanças da legislação tributária e empresarial, de modo a eleger o regime jurídico menos oneroso, as empresas vêm reforçando sua área jurídica, que se tornou um setor estratégico e extremamente valorizado, tanto por  meio da contratação direta de profissionais para integrarem seu departamento jurídico como de escritórios de advocacia externos”.

A especialização conta com um corpo docente específico e é o único curso presencial nessa área oferecido na região Sul Fluminense. Em sua matriz, estão assuntos como planejamento tributário, direito negocial, além de uma abordagem, sob a ótica empresarial, de outras disciplinas estudadas durante a graduação, divididos em dois módulos que contribuem de modo efetivo para um melhor desempenho na carreira jurídica. É direcionado a bacharéis em Direito, membros do Ministério Público, da Magistratura e demais carreiras jurídicas e docentes na área. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (24) 3325-0247 ou no site web.ubm.br.
Voltar