;
Atendimento via chat
Atendimento via chat
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

NIE começa atividades com selecionados

17.mar.2017

Integrantes do NIE
Inaugurado em novembro do ano passado, o NIE – Núcleo de Incubação de Empresas – é uma iniciativa do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa. Localizado no campus Cicuta, o espaço tem como intuito despertar práticas empreendedoras na região. Para participar do programa, que tem duração de 10 meses, foram selecionados três incubados e dois pré-incubados que contam com atividades semanais como treinamentos, palestras, visitas técnicas, acompanhamento e auxílio nos projetos de cada participante.

“Todos eles receberam a chave do espaço e estão participando das atividades, mas uma diferença entre eles é que os incubados têm um espaço físico, reservado e garantido, além de uma mesa específica e um compromisso maior de estarem ali”, explicou o professor Efraim Medeiros, que está à frente da organização do núcleo.

Entre os incubados estão Lenon Baldez Stelman, gestor de projetos na Blue Pixel e professor na criação de jogos mobile na Futuro 3D, que apresentou o projeto da “Netflix dos Games”, e Jackson Ferreira, formado em Técnico em Informática pelo IFRJ, com startup MultOrganic, uma rede de orgânicos que faz a distribuição por intermédio do marketing multinível.

Carolline Nunes Lopes é a terceira incubada. Formada em Psicologia pelo UBM, a psicóloga apresentou um projeto dedicado aos profissionais da sua área para capacitação e visibilidade da profissão que vem crescendo na região. Ela conta que já aprendeu com o espaço. “Com o início dos trabalhos,   a nossa formação foi intensificada. Acredito que o NIE seja uma grande porta que está se abrindo para meu sucesso profissional”, comentou.

Apesar da divergência entre os projetos, todos os incubados e pré-incubados receberão treinamentos gerais sobre como conduzir seu negócio, como, por exemplo, a 1ª etapa da apresentação do modelo de negócio Canvas, que foi realizado em fevereiro pelo Diretor Executivo do UBM, Marcus Vinicius Anátocles da Silva Ferreira.

Logo após essa primeira intervenção do NIE, os participantes foram selecionados e receberam as chaves do espaço no início deste mês, simbolizando a abertura das atividades. “A entrega das chaves representa o pontapé inicial para os trabalhos. O UBM reservou um espaço e muita formação para os incubados”, disse Carolline Nunes.

Entra as atividades semanais que são realizadas todas as quartas-feiras, Ian Satiro e Hugo Satiro, empreendedores da Escuderia, apresentaram o Diagnóstico do modelo de negócios dos incubados. Em outra intervenção, que aconteceu esta semana, Rodolfo Caldonazzo Cobra e Victor Sobral Freire, através da Empresa Soul, realizaram o Mini Workshop de Ambientes Criativos. Eles falaram sobre o processo de ideação dos projetos, discutindo a compreensão dos ambientes destrutivos e a compreensão dos ambientes criativos.

Os pré-incubados são Jéssica Pontes e Vitor Hugo Guedes que é estudante de Educação Física do UGB e técnico em Administração de empresas, formado no ICT-VR. “Sendo um empreendedor de primeira viagem, busquei ajuda de pessoas mais experientes e o NIE caiu como uma luva. Há várias pessoas na equipe de curadores com experiências muito bacanas para compartilhar. Então, quando vi o anúncio, já me cadastrei”, contou.
 
Voltar