;
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

UBM oferece licenciaturas em Pedagogia, Música e Educação Física

05.jan.2017

Assim como a Educação Física, além do bacharelado, o curso de Música também oferece a opção Licenciatura

Foto: Assim como a Educação Física, além do bacharelado, o curso de Música também oferece a opção Licenciatura


O professor é um dos indivíduos mais importantes na construção do cidadão. Uma das mais significativas profissões do mundo vem acompanhada de dedicação e amor, capazes de transmitir conhecimento e auxiliar na formação de seus alunos. O UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – oferece atualmente as licenciaturas em Pedagogia, Música e Educação Física, cursos que formam profissionais cada vez mais capacitados para o mercado de trabalho.

A graduação em Pedagogia, que é um dos mais antigos da instituição, tem na coordenação a professora Me. Flordelia Rodrigues da Silva. A formação apresenta como um diferencial para 2017 a nova matriz curricular, que passou por algumas modificações. “No 1º e 2º períodos, nós trabalhamos a formação do professor, em que todas as disciplinas são voltadas ao magistério. O aluno ao estudar esses dois primeiros períodos vai ter a possibilidade de saber se é isso mesmo que ele quer para sua vida profissional”, afirma a coordenadora. Do 3º ao 8º período, as disciplinas do curso preparam os acadêmicos com estudos em educação infantil, alfabetização, séries iniciais, EJA, gestão, supervisão escolar e orientação educacional.

A professora conta que os alunos do curso são sempre muito participativos nos eventos. “Eles ainda reclamam que queriam mais”, diz. A Pedagogia ainda conta com a Brinquedoteca, laboratório que serve como auxílio no aprendizado das crianças através do brincar. Os alunos do curso participam das atividades propostas atendendo estudantes do Colégio UBM e, agora, também a pacientes parkinsonianos, no projeto multidisciplinar inserido na Pedagogia e recente na instituição.

Outro curso bastante consolidado e procurado na instituição é o curso de licenciatura em Educação Física. A graduação prepara os profissionais para promoverem saúde e atividades físicas, recreativas e esportivas no ambiente escolar. O professor estará apto no auxílio de crianças, jovens e adultos para diversas modalidades do esporte. O curso dispõe de um conjunto poliesportivo com diferentes salas de apoio e locais de prática em função das diversas atividades propostas pela matriz curricular.

Único curso da área na região, a licenciatura em Música passou por uma formulação recente e agora dispõe de quatro anos de duração, pois foram acrescentadas mais disciplinas pedagógicas na sua grade. “A música para a educação é uma coisa extraordinária, porque trabalha dedução, lógica, concentração e comportamento do aluno. A música na escola contribui muito para o aprendizado”, conta a professora e coordenadora, Carla Gorni, que, além de professora na graduação, também leciona no município do Rio de Janeiro. Ao contrário do bacharel em Música, para a licenciatura, não é feita nenhuma exigência para o ingresso.

Voltar