;
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Campus Barra Mansa atende cursos das áreas de Saúde, Ciências Humanas, Exatas, Pedagógicas e Tecnológicas

13.jan.2017

Alunos no laboratório de Enfermagem
Foto: Os laboratórios auxiliam os alunos no aperfeiçoamento das práticas ensinadas em sala de aula
 

A estrutura que viabiliza o suporte de aprendizagem dos alunos do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – tem o objetivo de atender todos os cursos de graduação oferecidos pela instituição. No Campus Barra Mansa, os laboratórios são numerosos para dar suporte à quantidade diversificada de cursos oferecidos pela instituição nas áreas de Saúde, Ciências Humanas, Exatas, Pedagógicas e Tecnológicas.

No 5º andar do Prédio 3, existem 11 laboratórios voltados às graduações da área da Saúde e ao curso de Engenharia de Produção. Os espaços contam com uma equipe, que prepara o ambiente para as aulas, especializada e pronta para atender alunos e professores.

“Os laboratórios preparam o aluno para a prática, para a inserção no mercado de trabalho. Não adianta o aluno ficar só ouvindo a teoria e não aprender como que faz. A prática facilita na aprendizagem do aluno”, comenta a supervisora dos laboratórios, Elaine Sanches. Ela ainda explica que os alunos dos cursos têm total autonomia nos laboratórios e podem, inclusive, agendar o espaço para estudos fora do horário de aula.

Como uma forma de preparar os alunos para o mercado de trabalho, muitos espaços do campus oferecem estágio supervisionado como o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e o Centro Integrado de Saúde (CIS). As atividades do NPJ, do curso de Direito, são divididas entre situações simuladas e reais e são acompanhadas por quinze professores e três advogados devidamente habilitados para a assistência aos discentes do curso. A supervisão do núcleo fica por conta do professor de Direito Civil e Direito Processual Civil, Anderson Ribeiro.

O Centro Integrado de Saúde (CIS) presta serviços e realiza atendimentos de psicologia, fisioterapia, nutrição e, ainda, conta com o laboratório de análises clínicas que atende a alunos, funcionários e comunidade em geral, com preços mais acessíveis.  Os serviços são realizados por alunos e professores dos cursos de saúde da instituição. Um dos serviços que integra o CIS é o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) que tem como responsável técnico, o coordenador do curso de Psicologia, Adilson Bastos. “A partir do 7º período, o aluno já está apto a realizar atendimento. Após a consulta, os estagiários participam da supervisão técnica com professores e responsáveis pelas orientações pertinentes aos casos atendidos”, explica o professor.

O curso de Jornalismo, um dos mais antigos e tradicionais da instituição, tem como diferencial as aulas práticas que começam já no primeiro período. O laboratório Multimeios se divide entre a Rádio UBM, que tem na supervisão o técnico Denilson, e o estúdio de TV e a Ilha de Edição, sob a supervisão do técnico Luciano Fonseca. O curso ainda tem uma sala de informática e uma Agência Experimental (AGEXP).

Entre os laboratórios existentes no campus Barra Mansa, estão também a Clínica de Pequenos Animais, do curso de Medicina Veterinária, que é uma Clínica-Escola onde são atendidos animais de companhia. O atendimento é realizado por médicos veterinários e professores, com o auxílio de estagiários dando, assim, oportunidade de vivência aos alunos do curso. Também faz parte da estrutura do campus a Sala Colaborativa, a Brinquedoteca, do curso de Pedagogia, o Laboratório de Música, o Biotério, laboratórios de informática e a Biblioteca Central, equipada com um amplo material para auxílio dos alunos de todos os cursos do campus.

Para mais informações sobre cada um dos laboratórios do campus Barra Mansa, e conhecer sua estrutura, acesse o link: (http://web.ubm.br/institucional/campus-barra-mansa). 
Voltar