;
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

UBM promove Semana da Biologia

02.set.2016

Para comemorar o Dia do Biólogo, que é neste sábado (03), a Semana da Biologia do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – iniciou nesta quinta-feira (01) as atividades com a palestra “A Leishmaniose Visceral: desafios e perspectivas do controle”, ministrada pela médica veterinária e professora Doutora Janaina da Soledad Rodrigues, que integra o corpo docente do curso de Medicina Veterinária do UBM e coordena a Vigilância Ambiental de Volta Redonda.

“A leishmaniose visceral hoje é uma das principais zoonoses na nossa região e tem uma taxa alta de letalidade. Assim como os médicos veterinários, os biólogos têm um papel importantíssimo no controle dessa doença, uma vez que ela é transmitida por um flebotomíneo (parecido com um mosquito) que tem se adaptado ao meio urbano justamente pelas mudanças ambientais, por isso o biólogo se torna peça fundamental no controle da doença”, destacou Janaína.

Logo após a exposição do primeiro tema, os alunos acompanharam a fala do professor  e mestre em Comportamento e Biologia Animal pela UFJF, Carlos Alberto S. Souza, que abordou um estudo de caso: “Rio ou estuário? – utilizando caranguejos como bioindicadores para compreensão de questões ambientais”.

“A escolha dos assuntos a serem abordados no evento ficaram por conta do NDE (Núcleo Docente Estruturante) que, junto aos alunos, pensou quais os temas mais interessantes”, comentou o professor e coordenador do curso de Biologia, Leonardo Almeida Amado.

A Semana da Biologia é organizada considerando duas vertentes, segundo o coordenador do curso. A primeira visa debater  assuntos atuais, enquanto a segunda procura proporcionar o contato acadêmico e profissional dos alunos com pesquisadores da área. “Esses contatos podem inspirar os nossos acadêmicos em futuros trabalhos e também a própria continuidade nos estudos. Por isso é que o evento é tão relevante”, comentou destacando que a programação deste ano traz também um pesquisador da Embrapa - Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia.

A palestra “Voçorocas no Vale do Paraíba: contexto histórico, impacto na qualidade da água e estratégias para estabilização", citada pelo coordenador do curso, acontece nesta sexta-feira (02), no Salão Nobre e será ministrada pelo Doutor Alexander Silva de Resende, pesquisador da Embrapa. A segunda palestra desta sexta será com o biólogo e mestre Luíz Felipe de Andrade, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da UFRRJ, que abordará a descrição de novas espécies para a ciência.

A Semana da Biologia também oferece espaço para a participação de ex-alunos do curso, como é o caso da bióloga Raquel de Seixas Resende, mestranda pelo Programa de Comportamento e Biologia Animal da UFJF, que dará o minicurso “Análise morfométrica utilizando o software Image-Pró-Plus”, na manhã de sábado (03).

“É importante a vivência dos alunos com os profissionais formados. E quando esse profissional é um ex-aluno, isso é ainda mais produtivo.  Nossa preocupação é  sempre buscar nossos egressos e trazê-los para este momento”, explicou o professor membro do NDE, Victor Maximiliano Reis Tebaldi.

Também no sábado (03) será oferecido o minicurso em “Manejo de animais silvestres”, com o biólogo especialista Luiz Eduardo Souza da Silva Irineu, que trabalha no Zoológico Municipal de Volta Redonda. 

Voltar