;
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Seminário VER SUS é realizado no UBM

08.set.2016

O UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – promoveu, na noite desta segunda-feira (05), a abertura do primeiro Seminário VER SUS no município. A organização do evento foi feita por ex-alunos e alunos do curso de Psicologia que participaram da atividade em outras cidades. O evento tem por objetivo divulgar o VER SUS, que consiste em um estágio de vivência na realidade do SUS (Sistema Único de Saúde). 

A egressa de Psicologia, Raphaela Ferreira Nunes de Amorim, contou que ficou sabendo do programa por meio de uma propaganda. Ela se inscreveu e participou da edição de 2015.2, na cidade do Rio de Janeiro. “O VER SUS é voltado para estudantes de graduação ou pós-graduação e integrantes de movimentos sociais. A ideia é integralizar as pessoas na realidade do SUS. Fazemos visitas nos locais de atendimento e vemos todas as atenções do sistema: primária, secundária, terciária e discutimos a teoria e a prática”, explicou Raphaela.

Para participar do programa, que dura em média 144 horas, distribuídas conforme a disponibilidade da localidade que promove, é preciso se inscrever e ser selecionado. O VER SUS recebe acadêmicos de qualquer área de formação e não apenas da Saúde. “Qualquer pessoa que se interesse em conhecer mais sobre o SUS pode participar, pois o estágio procura atender o maior número de áreas profissionais. Pode ser alguém de administração, um biólogo, alguém de marketing”, destacou Rafael de Oliveira, do 9º período de Psicologia, que participou do VER SUS 2016.1, em Angra do Reis.

De acordo com a ex-aluna do curso de Psicologia do UBM, Carolline Nunes Lopes, a equipe sentiu-se motivada a divulgar o VER SUS graças a experiência que alcançaram. “Esse é um estágio muito bom para a formação pessoal e profissional, mas percebemos que é um projeto que ainda é pouco conhecido em nossa região. Há pouco tempo aconteceu em Volta Redonda e tinha mais pessoas de fora”, comentou.

Após a mesa redonda que reuniu os três viventes das edições anteriores do programa, foram feitas apresentações de trabalhos em pôsteres e o professor Vladmir Lopes de Souza palestrou sobre: “A realidade do NASF: Ações interdisciplinares”.

Na terça-feira (06), o seminário promoveu a palestra “O acolhimento e tratamento de usuários de substâncias psicoativas e seus familiares no SUS” com o psicólogo do CAPS Estação Mental de Barra Mansa, Alexandre Martins Monteiro.

Após a sessão de apresentação de trabalhos em pôsteres, os participantes acompanharam a palestra “Da atenção básica à alta complexidade, os níveis de atenção do SUS”, ministrada pela professora de enfermagem Sheila Rodrigues Dias Filgueiras, que também é Diretora Acadêmica do UBM.
Voltar