;
Atendimento via chat
Atendimento via chat
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Curso de Direito garante vaga em seminário na UERJ

16.set.2016

Foto: Integrantes de um dos grupos que se apresentarão no VIII Seminário de Pesquisa da Estácio e IV Jornada de Iniciação Científica da UNESA
Foto: Integrantes de um dos grupos que se apresentarão no VIII Seminário de Pesquisa da Estácio e IV Jornada de Iniciação Científica da UNESA

Três trabalhos de um dos grupos de pesquisa do NUPED (Núcleo de Pesquisa do Direito) do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – foram aceitos pelo Comitê Organizador do VI Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: A Situação de Crianças e Adolescentes na América Latina, que acontecerá na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). As apresentações serão nos dias 19, 20 e 21 de outubro, no Campus Maracanã, Rio de Janeiro.

O NUPED é a unidade responsável por conduzir e dar suporte a pesquisas desenvolvidas em conjunto pelo corpo docente e discente do curso de Direito do UBM. A linha de pesquisa do núcleo é Direito, Desenvolvimento e Cidadania. O tema central do projeto discute o “Direito das minorias: vulnerabilidade, gênero e dignidade da pessoa humana”. O grupo é composto por quatro alunos do 6º período de Direito, um ex-aluno convidado, e pelas professoras Maria Cristina Alves Delgado de Ávila e Rosângela Maria Pereira, ex-professora convidada para o trabalho que será apresentado no grupo IV.

Os trabalhos desse projeto que foram aprovados são: “A participação infantil na elaboração de políticas públicas: o marco do Estatuto da Primeira Infância na concretização da democracia brasileira”, de autoria de Marcela Damato Fonseca, Marcelo Polegário Lima e Marcie Gabriele da Silva Teixeira; “Violação invisível: trabalho doméstico das crianças e adolescentes”, de autoria de Aryane Cristine Oliveira dos Santos, Carlos José Gomes Noronha, Giovana Custódio Silva e Maria Cristina Alves Delgado de Ávila, ambos incluídos no grupo de trabalho II: Políticas Públicas, Cidadania e Direitos Humanos; e “O trabalho decente como referência para a abolição das formas de exploração do trabalho infantil”, de autoria da profª. Maria Cristina e a profª. Rosângela Maria, incluído no grupo de trabalho IV: O Papel do Estado e da Sociedade Civil na Garantia de Direitos.

Segundo  Maria Cristina, essa conquista representa um grande passo para a pesquisa acadêmica: “É uma forma da instituição e do NUPED se expressarem na comunidade científica, tanto nacional quanto internacionalmente, por meio dos trabalhos que resultam das pesquisas envolvendo docentes e discentes”, comenta.
 
O NUPED em outros congressos
 
Este mesmo grupo de pesquisa e outros do NUPED Cicuta e Barra Mansa tiveram seus trabalhos selecionados em nível nacional para apresentação oral e em pôster no VIII Seminário de Pesquisa da Estácio e IV Jornada de Iniciação Científica da UNESA, que também acontecerão em outubro. Num total de 2458 trabalhos inscritos, 747 resumos foram selecionados, ou seja, apenas 31% das submissões.
Voltar