;
Atendimento via chat
Atendimento via chat
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Aluno do curso de Direito conquista mais uma primeira posição em concurso

05.ago.2016

Legenda: Professora Gabriela Quinhones, coordenadora do curso de Direito e Bernardo Monteiro de Souza Araujo Porto, do 8º período


O aluno Bernardo Monteiro de Souza Araujo Porto, do 8º período do curso de Direito, conquistou mais uma vez a primeira colocação em um concurso de estágio. Desta vez, foi para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) que teve resultado divulgado esta semana. O primeiro concurso que Bernardo despontou na frente foi o do Ministério Público do Rio de Janeiro para atuação em Barra Mansa. O resultado do MP foi divulgado no final de julho. Caso escolha a procuradoria, o acadêmico irá estagiar em Volta Redonda.
 
Se, para o MP, Bernardo contou que não chegou a alterar a rotina de estudo diária que gira em torno de três a quatro horas por dia, para a Procuradoria Geral do Estado, ele disse ter focado os estudos em Direito Constitucional. A estratégia deu certo, pois a nota dessa matéria foi fundamental para que alcançasse a primeira colocação. “Fez a diferença porque o segundo lugar ficou com a mesma pontuação que eu, mas fiquei em primeiro lugar pelo fato de ter acertado mais questões de Direito Constitucional”. A direção dos estudos foi determinada de acordo com o edital, uma vez que constava neste que esse conteúdo serviria como desempate.
 
Essa não será a primeira experiência de estágio do acadêmico. Por dois anos, ele estagiou na 2ª Vara Criminal de Barra Mansa. “De um certo modo, vi a atuação do Ministério Público nesse tipo de processo. Sei que o Ministério atua de outras formas as quais não tive contato ainda, mas creio que a Procuradora será mais interessante para poder aprender como ela atua no ordenamento”, comentou Bernardo mostrando-se tendencioso a escolher a PGE.
 
O estágio funciona como um treinamento para a vida profissional do aluno e, segundo a professora e coordenadora do Curso de Direito do UBM, Gabriela Quinhones, todo contato com atividades práticas é importante para a vida acadêmica. “Essa experiência permite que o aluno vivencie questões práticas tanto administrativas, quanto jurídicas. No caso da PGE, esse futuro profissional terá um contato grande com o exercício da atividade da advocacia pública. Ele verá temas do Direito Constitucional, Direito Tributário e Direito Administrativo, por exemplo.”
 
Além de Bernardo, outros dois alunos, que cursam o 8º período, ficaram entre os 15 primeiros colocados e têm chances de serem convocados. Matheus Ofrede Marques da Silva ficou na quarta posição e Antônio Carlos Sabença Lima teve a 14ª colocação. Atualmente, Antonio Carlos faz estágio na Procuradoria Geral do Município de Volta Redonda. Ele conquistou a vaga classificando-se em primeiro lugar no início do ano.
 
Outros destaques recentes do curso de Direito do UBM são os acadêmicos Marcelo Veríssimo Ferreira e Carolina Conceição do Espírito Santo, ambos do 8º período, e Gabriel Koenigkam Maciel, Paula Gabriela Cottas de Abreu e Marcella Mariano Vieira que cursam o 6º período também conquistaram uma das dez vagas oferecidas para o Ministério Público, em Barra Mansa.
Voltar