Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Professora do UBM lança livro em Encontro Sobre Leitura

17.mai.2016

A professora Beatriz Pacheco do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – lançou nesta segunda-feira (16), seu livro “Leitura: um jogo de estratégias”, escrito em coautoria com a professora Alexandra Mansur. O lançamento foi feito durante o Encontro Sobre Leitura que aconteceu na Biblioteca Dr. Ayres de Azevedo, no Campus Barra Mansa, e contou com a presença dos cursos de Pedagogia e Jornalismo. "Era muito importante realizar este evento aqui no UBM, pois este é o meu espaço de trabalho e este livro é produto dessa experiência. Estou muito feliz!", disse a professora Beatriz agradecida  por todo o apoio recebido.

O evento contou com a palestra “Atividades Escolares de Leitura: Uma abordagem cognitiva e metacognitiva”, ministrada pela professora Patrícia Ferreira Botelho, doutora e mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com experiência em pesquisa na área de Letras e foco nos estudos em leitura e ensino de língua portuguesa.

De acordo com a professora Patrícia, a interpretação de textos é um universo vasto de possibilidades, sempre considerando que quem interpreta lança mão de suas experiências para gerar um olhar em relação ao que foi lido. “É preciso, primeiro, entender a leitura como processo de construção de significados, ou seja, ler não é recortar do texto informações. Depois, perceber que o público leitor tem conhecimentos prévios que vão interagir com o texto que foi lido. Então,  o professor deve ter sensibilidade para perceber a capacidade de construção de significados de cada aluno que lê o material”, comentou.

Patrícia foi revisora do livro “Leitura: um jogo de estratégias”, e sobre a publicação ela comentou que é importante tanto para quem atua como professor, bem como quem quer alcançar bons resultados em provas como o Enem, por exemplo. “Considero que esse livro é importante para o professor repensar sua prática docente para desenvolver novos modelos de aprendizado e exercícios de leitura. E para as demais pessoas, ele é válido para aprimorar sua prática leitora e aperfeiçoar as habilidades e competências exigidas pelo Enem que são, por exemplo, saber criticar e selecionar informações”, explicou Patrícia.

O Livro

De acordo com a professora Alexandra, o livro proporciona o desenvolvimento da habilidade de leitura e dialoga com o leitor, mostrando o passo a passo no caminho de uma leitura interpretativa. “Nossa proposta é tornar o texto menos hermético, mais palpável para o leitor e que ele olhe para o processo de leitura com olhos de descoberta, aquela descoberta de quem se surpreende ao perceber quão possível é tornar-se um leitor hábil”, comenta.

Toda essa habilidade pode ser aplicada para qualquer tipo de leitura, em especial a do Enem. Esse foi um dos fatores que motivaram as professoras no projeto do livro. “Além da importância que a prova tem para as escolas e para os estudantes, ela é totalmente baseada na inteligência e na construção do conhecimento, principalmente na capacidade de interpretar e contextualizar os problemas vividos no cotidiano. Sendo assim, exige um preparo abrangente, que envolve ler bastante e de tudo, e a maioria dos livros didáticos ainda não trazem um trabalho sistemático com a leitura”, afirma Beatriz Pacheco. 

Voltar