;
Atendimento via chat
Atendimento via chat
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Professora e aluna do UBM apresentam trabalhos na Grécia

08.jul.2015

Antes elas passam por Roma e Portugal para firmarem permuta de Revistas Científicas

Uma professora e uma aluna do curso de Direito do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – embarcam nesta quinta-feira (9) para Europa representando a instituição na 12ª Conferência Internacional em Direito do Instituto para Educação e Pesquisa de Atenas (ATINER), na Grécia. Elas passarão antes por Roma e Portugal concretizando a permuta de revistas científicas entre esses países e as publicações do UBM. A aprovação no congresso aconteceu na primeira tentativa, como conta a professora doutora Cláudia Ribeiro Pereira Nunes.

“Os trabalhos foram enviados integralmente em inglês e submetidos à avaliação de dois professores doutores da ATINER pelo sistema de pares cega, ou seja, quando os avaliadores não têm informações sobre os autores dos artigos e nem os autores são informados sobre quem participou da avaliação de seus trabalhos”, explica Cláudia que, além de participante, é orientadora dos alunos no Núcleo de Pesquisa do Direito (NUPED) do UBM.

Todos os trabalhos enviados, em um total de três artigos, foram aprovados. A conquista pertence à aluna do 9º período, Débora Ribeiro Sá Freire, autora do trabalho “Compliance nas sociedades anônimas de capital aberto”; ao aluno da pós-graduação em Direito Público e Tributário Aplicado, Pedro Martins Esperança, que se debruçou sobre a “Regulação do E-commerce”; e à professora Cláudia, que desenvolveu o “Estudo sobre os princípios da territorialidade e da universalidade aplicadas ao direito falimentar”.

Os temas foram elaborados nas estruturas do NUPED, que atende ao Plano de Desenvolvimento Institucional do UBM. A aprovação aponta para a internacionalização das pesquisas da instituição na linha de Direito, Desenvolvimento e Cidadania. “A conquista demonstra a qualidade do ensino e dos programas de incentivo à pesquisa, que garantem aos alunos condições de concorrer igualmente entre participantes de diversos países”, conta a coordenadora do curso de Direito, Gabriela Quinhones.

Outra novidade que irá promover o intercambio entre a produção acadêmica será a permuta entre as Revistas Científicas do UBM e das universidades de Roma e Portugal. Aproveitando a ocasião da viagem, Cláudia e Débora irão concretizar a parceria que permitirá a divulgação científica internacional. Para a coordenadora da Coordenadoria de Pós-graduação e Pesquisa (COPEP) do UBM, Rosa Maria Esteves, essa é uma oportunidade de ultrapassar barreiras.

“Uma instituição que tem como uma de suas prioridades a pesquisa deve fazer parcerias como essa. É uma expansão porque estamos ultrapassando as barreiras linguísticas e culturais. Nós veremos a outra instituição e ela nos verá também com possibilidade de publicarmos pesquisas lá fora. Nós temos muito que crescer e conhecemos o caminho”, finaliza Rosa.

A conferência ocorrerá entre 13 e 16 de julho e as participantes apresentarão os trabalhos científicos oralmente com o auxílio de slides e, caso as produções sejam aceitas, publicarão em inglês os artigos no ATINER Conference Paper Series, um e-book reconhecido como veículo científico interdisciplinar na Europa.

Vestibular

O Direito está entre os cursos do UBM que oferecem novas vagas para ingresso no segundo semestre de 2015. O Vestibular UBM está com inscrições abertas e também contempla a formação de turmas para os cursos de Engenharias e Administração, nos campi Barra Mansa e Cicuta. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ubm.br até o dia 24 de julho.

O processo seletivo será realizado em duas modalidades: a) Prova Agendada, que consiste na análise do histórico escolar do Ensino Médio e realização de uma prova de redação; b) Análise Documental, que se dá por meio do aproveitamento do ENEM, da análise do currículo da Educação Superior ou de outro processo seletivo.

O campus Barra Mansa oferece vagas para os cursos de Administração, Direito e Engenharia de Produção, em período noturno. Já o campus Cicuta disponibiliza vagas para formação de turmas no período da manhã e da noite nos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica, e no período noturno, para o curso de Direito.

O valor da taxa de inscrição para a modalidade Prova Agendada é de R$ 40 e para Análise Documental é de R$ 20. Mais informações pelo telefone (24) 3325-0328 ou pelo site www.ubm.br.
Voltar