Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Curso de Ciências Contábeis do UBM participa de trabalho voluntário com MPF

09.jul.2015

Professores e alunos vão trabalhar na auditoria das contas de escolas públicas do Rio de Janeiro

O curso de Ciências Contábeis do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – está participando de um programa de voluntariado para auditoria fiscal firmado por meio de convênio entre o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e o Ministério Público Federal (MPF). O objetivo é realizar a análise das prestações de contas das escolas da esfera municipal do estado do Rio de Janeiro.

“Hoje há 10 instituições fazendo parte do programa e, no interior do estado, o UBM é a primeira instituição a participar”, revela a professora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Rosangela dos Santos. O primeiro passo do processo está sendo realizado pelo grupo de professores que ficou responsável pelo programa. “Nós estamos tomando conhecimento da resolução para depois passarmos aos alunos, que também participarão do programa”, comenta.

A medida visa a auditoria das contas relativas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e também será realizada pelo MPF em outros estados.  “O trabalho de auditoria é exclusivo do profissional de ciências contábeis, por isso é que a nossa ajuda foi solicitada. Desta forma vinculamos a função do curso com a missão do UBM, uma vez que esse programa atende a sociedade como um todo”, explica Rosangela.

O projeto vai proporcionar aos alunos mais uma oportunidade para o campo de aprendizado e prática. A partir do 5º período o aluno interessado pode integrar o grupo de trabalho que fará a auditoria. As atividades serão supervisionadas pelos professores Antônio Carlos de Almeida Guedes, Wanderli Antônio de Oliveira e Carlos de Souza Rosa, além da coordenadora do curso.
Voltar