;
Atendimento via chat
Atendimento via chat
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Alunos podem concorrer a Bolsa Universitária no UBM

19.dez.2014

INCENTIVOS DE 100% E 50% SÃO OFERECIDOS AOS MORADORES DA REGIÃO

 

Os interessados em ingressar em um dos 26 cursos de graduação oferecidos pelo UBM - Centro Universitário de Barra Mansa -, poderão concorrer a bolsas de estudo por meio do programa UBM Bolsa Universitária Dr. Guilherme de Carvalho Cruz. As inscrições para o processo seletivo poderão ser realizadas até 24 de janeiro de 2015, no site do UBM (www.ubm.br). Serão contemplados os candidatos que tiverem realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e comprovem documentalmente seu estado de carência socioeconômica.

 

"As 400 bolsas disponíveis serão distribuídas aos moradores da região Sul Fluminense e cidades circunvizinhas. Para Barra Mansa, serão destinados 50% dos incentivos, 30% para Volta Redonda e 20% para as demais cidades", explica o secretário geral do UBM, Cézar Romero.

 

Na página destinada a Bolsa Universitária, no site do UBM, o candidato fará a escolha do curso, turno e o tipo de bolsa pretendida. São duas modalidades: integral e parcial de 50%. No momento da inscrição, ele também deverá responder a um questionário socioeconômico. Serão aceitas as notas das edições de 2012, 2013 e 2014 do ENEM. Caso selecionado, o aluno deverá se apresentar no Setor de Benefícios do Centro Universitário com os documentos que comprovem os dados preenchidos na inscrição.

 

"O benefício permitirá que os jovens e adultos que não têm condições de pagar uma faculdade consigam ingressar no ensino superior através da concessão dessas bolsas. Nosso objetivo é atender o público regional, a comunidade na qual o UBM está inserido", comenta Cezar.

 

Para concorrer às modalidades de bolsa, o candidato deve ser brasileiro e não possuir diploma de curso superior. Serão concedidas bolsas integrais aos candidatos cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais contemplarão os inscritos cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse o valor de até três salários mínimos.

 

A pré-seleção será realizada de acordo com a colocação do ENEM e com o número de bolsas disponíveis para o curso. Na primeira chamada serão preenchidas as bolsas com os estudantes classificados de imediato. Já na segunda chamada, serão disponibilizadas as vagas não preenchidas em função da reprovação dos candidatos da primeira etapa. Sendo assim, serão acionados os candidatos pré-selecionados não classificados em função do número de vagas na primeira chamada.

 

"Para manter a bolsa, o bolsista escolhido deverá demonstrar aproveitamento acadêmico de, no mínimo, 75%. Anualmente, no 2º semestre, o bolsista terá que reapresentar a documentação de renda do grupo familiar de maneira comprovar que não houve mudança substancial na condição socioeconômica para manutenção do benefício", esclarece o secretario geral.

 

O resultado da pré-classificação da primeira chamada será divulgado no dia 30 de janeiro. Em caso de empate, prevalecerão para efeito de classificação, os pontos obtidos na prova de redação do ENEM e a maior idade entre os candidatos concorrentes. O Edital do programa está disponível no site do UBM, onde podem ser encontradas informações sobre os procedimentos, documentação, número de bolsas por curso e prazos. Confira abaixo as datas das atividades:
 

ATIVIDADES

DATAS

Publicação e divulgação do Edital.

15/12/2014

Inscrição no Programa de Bolsas

15/12/2014 às 16h do dia 24/01/2015

Divulgação do Resultado da Pré-Classificação em Primeira Chamada e do Agendamento da entrevista para apresentação dos documentos.

30/01/2015

Entrevista e apresentação da documentação exigida para concessão da Bolsa, de acordo com o agendamento divulgado no dia 30/01/2015.

02 a 06/02/2015

Divulgação do Resultado da Pré-Classificação em Segunda Chamada e do Agendamento da entrevista para apresentação dos documentos.

09/02/2015

Entrevista e apresentação da documentação exigida para concessão da Bolsa, de acordo com o agendamento divulgado no dia 09/02/2015.

10 a 13/02/2015

Voltar