;
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Notícias

Administrador dá dicas para as compras de natal

19.dez.2014

PROFESSOR E COORDENADOR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO UBM DIZ QUE CONSUMISMO LEVA AO ENDIVIDAMENTO

 

A época do Papai Noel é a que mais faz surgir despesas. Para piorar, o mês de dezembro ainda precede o início de um novo ano e aquelas velhas contas, como o IPTU e o IPVA. No Natal, as pessoas gastam mais dinheiro com os presentes dos familiares, ceias e a tradicional troca de presente entre amigos nas confraternizações de trabalho, faculdade, academia, cursinho de inglês... Ufa! Já parou para colocar tudo isso na ponta do lápis? 

 

O professor e coordenador do curso de Administração do UBM - Centro Universitário de Barra Mansa -, Marco Antônio Delgado é incisivo ao falar que o segredo para um bom controle financeiro pessoal é "ganhar para depois gastar".

 

De acordo com Delgado, colocar todos os presentes em uma lista e determinar um valor máximo a ser gasto para cada um é o primeiro passo a ser dado, nunca ultrapassando o limite que se pode gastar, caso isso aconteça, é necessário ajustar e escolher presentes mais simples. A principal dica que Delgado dá é comprar tudo com dinheiro em mãos.

 

"Sabendo o máximo que se pode gastar, você coloca o dinheiro no bolso e vai às lojas comprar. Uma coisa é pagar com o cartão, outra é pagar com dinheiro em mãos. Com o cartão a pessoa acaba não dando conta do quanto se gasta, mas quando se vê as notinhas saindo da sua mão e indo pra mão do outro, aí é que se começa a ter percepção do valor do dinheiro. Então você começa a ter mais cuidado na hora de gastar", orienta o administrador.

 

O alerta fica para aqueles que não resistem aos apelos ao consumismo. "Nós estamos vivendo uma crise onde ganhar dinheiro fica difícil e consumir fica muito fácil. Justamente em função da onda de consumismo que vem sendo propagada é que as pessoas estão se endividando. A facilidade criada pelo sistema de crediário do comércio, empréstimos bancários e os cartões de crédito ajuda as pessoas a entrarem em uma bola de neve de dívidas", comenta.

 

Saindo da dívida

 

Para quem está com dívidas não resta dúvida de que é necessário usar todo o dinheiro de 13º salário e férias para quitar ou pagar um montante do que se deve. Nesse caso, o professor do UBM aconselha a substituir os produtos de marca por outros mais baratos na ceia.

 

"Não há necessidade de ter aqueles alimentos que são importados, mas as pessoas acabam comprando porque tradicionalmente esses alimentos são consumidos nessa época. A dica é substituir por frutas frescas daqui mesmo que acabam saindo mais barato e são mais saborosas", aponta.

 

Delgado também acrescenta que o tradicional peru pode ser substituído também pela carne de porco que pode ser encontrada mais barata, ou até mesmo o frango normal no lugar do chester. O consumo consciente também pode ajudar na hora de economizar. "Pensar e preparar uma ceia para evitar o desperdício é importante também", aconselha.

 

Segundo ele, as pessoas devem ter em mente o sentido real do Natal que é o afeto entre as pessoas. "O importante mesmo é a conexão com Deus e as pessoas estarem em harmonia. É nisso que devemos estar ligados e não naquilo que será consumido", opina.

 

Administrando a própria vida

 

Sair do vermelho não é tarefa fácil, mas com bastante controle e força de vontade é possível planejar os gastos e economizar para as atividades recreativas ou até mesmo para os imprevistos do dia-a-dia. Mas quando o profissional se faz necessário? Para o professor do UBM, o desconforto diante do caos da situação financeira pode indicar a necessidade de apoio de um administrador ou até mesmo aptidão para área.

 

"Se você percebe que pensa diferente da maioria das pessoas quando se depara com esse tipo de problema e consegue enxergar alternativas melhores para sair do negativo e tomar decisões, esses podem ser sinais de que você pode se tornar um bom administrador", diz Delgado emendando que, se em compensação, as contas andam aparecendo como visitas inesperadas, a hora pode ser boa para procurar um profissional da área.

 

O administrador estuda diversas disciplinas como contabilidade básica, contabilidade gerencial, análise de custos, macro e microeconomia, entre outras matérias. Para quem está interessado, o profissional pode ajudar com consultorias de gestão doméstica. A orientação que Delgado dá é controlar o impulso consumista e gastar apenas com aquilo que realmente é necessário. Além disso, ele também destaca a importância de poupar. "Economizar todos os meses pelo menos 30% da renda é fundamental. Esse valor pode servir para o pagamento imprevisto do conserto de um carro, por exemplo", cita.

 

O UBM oferece o curso de Administração dos campi Barra Mansa e Cicuta. A graduação tem duração de oito semestres com aulas ministradas no turno da noite. Para os interessados, o Vestibular UBM 2015 está com inscrições abertas na página da instituição na internet (www.ubm.br).

Foto: Divulgação 

Voltar