29.jan.2019
UBM lança promoção “Indique um Amigo” Campanha visa promover descontos aos alunos já matriculados a partir da indicação de novas...
- Sobre o Curso
- Estrutura do Curso
- Perfil do Estudante
- Mercado de Trabalho
- Grade e Currículo
- Corpo Docente
- Notícias do Curso
- Revista do Curso
- Núcleo de Pesquisa
- Reconhecimento
- ENADE
- Critérios de Avaliação
- Fale com a Coordenação
-
Gestão de Recursos Humanos Sobre o Curso
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do UBM pretende desenvolver competências profissionais tecnológicas para a gestão de pessoas, suas interações, motivações e habilidades interpessoais.
O gestor de RH atende às necessidades do mercado, tendo como fator principal a valorização do capital intelectual, fator que representa o posicionamento estratégico das pessoas na era da informação.
Além do manejo do quadro de funcionários, cabe a este profissional examinar a necessidade de novos colaboradores, de maneira a garantir o desenvolvimento do processo produtivo da empresa.OBJETIVOS
• Capacitar profissionais que desenvolvam e gerenciem metas de carreira nas empresas, elaborem planos operacionais de recrutamento, seleção de empregados, avaliação e treinamento de pessoal;
• Qualificar o profissional a dominar as técnicas de gerenciamento de pessoas. -
Estrutura do Curso O curso está estruturado em seis eixos básicos, sendo eles agregação, aplicação, recompensa, desenvolvimento, manutenção e monitoramento de pessoas. Durante todo o curso serão estudados processos de integração, além de ferramentas e tecnologias para gestão destas operações. Esta estrutura foi desenvolvida para se adequar às influências ambientais externas e as influências organizacionais internas, permitindo maior competitividade organizacional através do adequado relacionamento organização-pessoas.
Ao longo do curso, são abordados temas como contabilidade, informática e relações trabalhistas. Atividades como visitas técnicas, seminários, congressos e oficinas complementam a aprendizagem e a formação profissional.
Os laboratórios de informática e a biblioteca dão suporte aos alunos e professores do curso.
Conheça os laboratórios. -
Perfil do Estudante O futuro Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos deverá ter, além de boa comunicação, sensibilidade apurada para compreender o comportamento humano, habilidade interpessoal para se relacionar adequadamente com as outras pessoas e visão sistêmica para posicionar os profissionais dentro dos níveis, áreas e cargos e como cada um se complementa, de modo a potencializar suas competências e proporcionar qualidade de vida.
Além disso, toda a sua atuação deverá estar pautada na ética e no bem estar humano para gerenciar adequadamente a principal vantagem competitiva das empresas, que são as pessoas que nela trabalham. -
Mercado de Trabalho A legislação trabalhista e sua complexidade levam empresas a contratar profissionais especializados em áreas como folha de pagamentos, cargos e salários e relacionamento com sindicatos.
O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos poderá atuar na área de Recursos Humanos e dar suporte para as demais áreas organizacionais de empresas públicas ou privadas, nos setores de indústria, comércio e serviços, em ONGS e associações.
Este profissional também pode desenvolver consultorias independentes. Por isso, há um amplo campo de atuação profissional para o Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. Grandes empresas e escritórios de consultoria são os principais empregadores, mas micro, pequenas e médias empresas também recorrem ao profissional. -
Grade Ementa Currículo -
Corpo Docente Professor(a) Titulação Currículo Adilson Dias Bastos Doutor Lattes André Luiz Faria Couto Doutor Lattes Dário Moreira Pinto Junior Doutor Lattes Leda Maria da Silva Senra Costa Mestra Lattes Ledjane Aparecida Vidal Araújo Especialista Lattes Luciana Porto de Matos Almeida Mestra Lattes Maria Aparecida Magalhães Salles Mestra Lattes Maricinéia Pereira Meireles da Silva Mestra Lattes Ronaldo Camara Cavalcante Doutor Lattes Ronaldo Reis Silva Mestre Lattes -
Notícias do Curso -
Revista do Curso Em Breve -
Núcleo de Pesquisa Em Breve -
Reconhecimento Portaria de Renovação de Reconhecimento do Curso de Gestão de Recursos Humanos
PMEC Nº 265, de 03/04/2017
-
ENADE Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade
(Fonte: Inep)
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação.
Quando será realizado o Enade 2017?
O Enade 2017 será plicado no dia 26 de novembro de 2017, com início às 13h30 (treze horas e trinta minutos) do horário oficial de Brasília (DF), e terá a duração de 4 (quatro) horas, terminando às 17h30 (dezessete horas e trinta minutos).
Como são definidas as áreas que serão avaliadas no Enade?
O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área será trienal.
Quais cursos serão valiados em 2017?
Neste ano, entre as graduações ofertadas pelo UBM, a portaria do Enade determina que sejam avaliados os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel em Biologia, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Petróleo, Sistema de Informação. Licenciatura em Educação Física, Música e Pedagogia e Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial.
O Enade é obrigatório?
Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade onstitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao Enade.
Quais os instrumentos básicos do nade?
• A prova;
• O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova;
• O questionário do estudante; e
• O uestionário do coordenador(a) do curso.
Qual é o formato da prova?
A prova agora é personalizada e por área.
Quais s estudantes habilitados ao Enade 2017?
Estão habilitados ao Enade 2017 todos os estudantes ingressantes e concluintes das áreas e cursos a serem avaliados pelo Enade.
O Enade tem edital?
Agora em 2017, o 1º edital do Enade trará obrigações do estudante, egras e eliminação, bem como informações sobre inscrição, cadastro e procedimentos de aplicação.
Como é feita a inscrição do Enade?
Anteriormente os coordenadores de cursos inscreviam todos os estudantes. Agora em 2017, embora a inscrição ainda seja responsabilidade do coordenador, cada estudante deve realizar seu próprio cadastro, informando suas próprias especificidades.
Estudante com mais de uma raduação, como faz?
Em 2017, o estudante que cursa mais de uma graduação, escolhe em qual curso será avaliado durante a realização do seu cadastro.
Acesse aqui o edital e veja mais informações. -
Critérios de Avaliação -
Fale com a Coordenação Profº. Me. Maria Aparecida Magalhães Salles
Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios pela UFRRJ, é especialista em Jogos Cooperativos e em Gestão Estratégica em RH. Formada em Psicologia, atualmente é consultora sênior Recursos Humanos. Coordena o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de RH e a pós-graduação em Psicologia do Trabalho e das Organizações do UBM, além de ministrar aulas na instituição.
Veja o Currículo Lattes
E-mail do curso: gestao.rh@ubm.brContatos da Coordenadoria de Graduação: graduacao@ubm.br
Clique aqui e entre em contato com a Coordenação através do formulário
-
Inscreva-se