29.jan.2019
UBM lança promoção “Indique um Amigo” Campanha visa promover descontos aos alunos já matriculados a partir da indicação de novas...
- Sobre o Curso
- Estrutura do Curso
- Perfil do Estudante
- Mercado de Trabalho
- Grade e Currículo
- Laboratórios
- Corpo Docente
- Notícias do Curso
- Revista do Curso
- Núcleo de Pesquisa
- Reconhecimento
- ENADE
- Critérios de Avaliação
- Fale com a Coordenação
-
Fisioterapia Sobre o Curso
A Fisioterapia é uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais em órgãos e sistemas do corpo humano, ocasionados por alterações genéticas, traumas ou doenças adquiridas. A profissão está regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94.
O curso certifica profissionais para atuarem em serviços de saúde prestados por instituições privadas, públicas federais, estaduais e municipais atuando nos níveis de atenção Primária, Média Complexidade e Alta Complexidade.
A formação acadêmica em nível superior habilita o profissional fisioterapeuta à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Fisioterapêutico), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.
O Centro Universitário de Barra Mansa foi a primeira Instituição de Ensino Superior a oferecer na região do Médio Paraíba Fluminense e região da Costa Verde a Graduação em Fisioterapia, no ano de 1999, com objetivo de atender a demanda dos alunos da região que tinham que se deslocar para a Capital do Estado para realizar sua formação em Fisioterapia.
O protagonismo do Centro Universitário de Barra Mansa se mantem, por ser atualmente o único Centro Universitário da Região do Médio Paraíba e Costa Verde a oferecer a Graduação em Fisioterapia.
OBJETIVOS
Preparar o profissional fisioterapeuta para atuar multiprofissional e interdisciplinar, com extrema produtividade na formação da saúde baseado na convicção científica de cidadania, humanização e da ética profissional, estabelecendo condições para o crescimento pessoal e o desenvolvimento de um profissional fisioterapeuta com uma sólida formação teórico-prática generalista, que se mantenha atualizado, comprometido com a realidade de saúde tanto regional quanto nacional, inserindo-se no mercado de trabalho com criatividade, autonomia intelectual e técnica, apresentando alternativas para os problemas individuais e sociais, podendo atuar nos níveis de assistência preventiva, curativa e de promoção da saúde. -
Estrutura do Curso O currículo do Curso é composto por disciplinas teóricas, organizadas de forma a contemplar os objetivos de formação do Curso com foco no desenvolvimento de competências e habilidades voltadas a Atenção à Saúde, Tomada de Decisões, Liderança e Educação Permanente. Os conteúdos destas disciplinas estão relacionados com todo processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade e proporciona assim, a integralidade das ações do cuidar em fisioterapia, pautadas na promoção, proteção e recuperação da saúde. Busca-se também orientar o aluno para o conhecimento da realidade da saúde no País, seja no campo da saúde pública pelo Sistema Único de Saúde, seja por meio dos serviços privados de saúde.
As disciplinas práticas são operacionalizadas nos laboratórios especializados do Curso, na Clínica Escola e serviços de saúde públicos e particulares, conveniados com a Instituição, permitindo vivenciar a abordagem do Fisioterapeuta nos diferentes campos de atenção à saúde. Esta prática ocorre em todo processo de integralização do curso, com complexidade crescente, desde a observação, prática assistida e terapêutica orientada. -
Perfil do Estudante O Curso de Graduação em Fisioterapia tem como perfil do egresso o profissional Fisioterapeuta com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade e tem como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.
-
Mercado de Trabalho Fisioterapia Clínica- Ambulatórios
- Consultórios
- Centros de Reabilitação
- Hospitais e clínica
- Ações Básicas de Saúde
- Fisioterapia do Trabalho
- Programas institucionais
- Vigilância Sanitária
- Direção e coordenação de cursos
- Docência – níveis: secundário e superior
- Extensão
- Pesquisa
- Supervisão técnica e administrativa
- Esporte
- Indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico
-
Grade Ementa Currículo -
Laboratórios -
Corpo Docente Professor(a) Titulação Currículo Allysson Veloso Dias Mestre Lattes Ana Cristina de Souza Braga Especialista Lattes Ariela Torres Cruz Mestra Lattes Cláuffer Luiz Machado Silva Mestre Lattes Eliete Guimarães Vasques Especialista Lattes Igor Cunha Cardoso Mestre Lattes Janaína da Silva e Santos Mestra Lattes Jocélio de Souza Maciel Mestre Lattes Lais da Gama Dias Silva Mestra Lattes Laize Aparecida de Paulo Poubel Sobreira Mestra Lattes Leonardo de Almeida Amado Mestre Lattes Marcelo Mota Nogueira Mestre Lattes Marcelo Viana Marchi Especialista Lattes Marcos Fernando da Silva Doutor Lattes Maria Aparecida Magalhães Salles Mestra Lattes Pablo Jimenez Serrano Doutor Lattes Patrícia Luciene da Costa Teixeira Mestra Lattes Priscila de Oliveira Januário Mestra Lattes Ronaldo Camara Cavalcante Doutor Lattes Sandra São Thiago da Costa Pereira Mestra Lattes Thiago Bretz Carvalho Doutor Lattes Vladimir Lopes de Souza Mestre Lattes -
Notícias do Curso -
Revista do Curso Em Breve. -
Núcleo de Pesquisa Diversas atividades de pesquisa desenvolvidas pelo curso são cadastradas no NUPES – Núcleo de Pesquisa da Saúde, organizado e instituído pelo UBM, no sentido de manter as pesquisas na área da saúde em atividade contínua na IES.
Os projetos selecionados e aprovados pela Comissão de Pesquisa para participação no PPDD – Programa de Pesquisa Docente e Discente – e no PIC – Programa de Iniciação Científica – encontram-se oficialmente cadastrados no NUPES.
A participação do Curso no NUPES também tem fortalecido os Grupos de Pesquisa em Fisioterapia cadastrados no CNPq: “Abordagens Multi e Transdisciplinares em Fisioterapia” e “Laboratório de Podoposturologia do UBM”. O fortalecimento desses grupos tem se baseado em diversas possibilidades que são provenientes da interação promovida pelo NUPES, fundamentada em:
• atuações interdisciplinares, com a possibilidade de envolvimento – nos estudos em andamento – de pesquisadores de outros cursos existentes no UBM;
• maior integração entre docentes e discentes, por meio das atividades científicas desenvolvidas (participação em fóruns de pesquisa, congressos, elaboração de artigos científicos, dentre outros);
Avaliação constante da infraestrutura existente no Centro Integrado de Saúde e na Clínica de Fisioterapia.
-
Reconhecimento Portaria de Renovação de Reconhecimento do Curso de Fisioterapia
PMEC 847, de 04/08/2017 -
ENADE Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade
(Fonte: Inep)
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação.
Quando será realizado o Enade 2017?
O Enade 2017 será plicado no dia 26 de novembro de 2017, com início às 13h30 (treze horas e trinta minutos) do horário oficial de Brasília (DF), e terá a duração de 4 (quatro) horas, terminando às 17h30 (dezessete horas e trinta minutos).
Como são definidas as áreas que serão avaliadas no Enade?
O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área será trienal.
Quais cursos serão valiados em 2017?
Neste ano, entre as graduações ofertadas pelo UBM, a portaria do Enade determina que sejam avaliados os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel em Biologia, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Petróleo, Sistema de Informação. Licenciatura em Educação Física, Música e Pedagogia e Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial.
O Enade é obrigatório?
Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade onstitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao Enade.
Quais os instrumentos básicos do nade?
• A prova;
• O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova;
• O questionário do estudante; e
• O uestionário do coordenador(a) do curso.
Qual é o formato da prova?
A prova agora é personalizada e por área.
Quais s estudantes habilitados ao Enade 2017?
Estão habilitados ao Enade 2017 todos os estudantes ingressantes e concluintes das áreas e cursos a serem avaliados pelo Enade.
O Enade tem edital?
Agora em 2017, o 1º edital do Enade trará obrigações do estudante, egras e eliminação, bem como informações sobre inscrição, cadastro e procedimentos de aplicação.
Como é feita a inscrição do Enade?
Anteriormente os coordenadores de cursos inscreviam todos os estudantes. Agora em 2017, embora a inscrição ainda seja responsabilidade do coordenador, cada estudante deve realizar seu próprio cadastro, informando suas próprias especificidades.
Estudante com mais de uma raduação, como faz?
Em 2017, o estudante que cursa mais de uma graduação, escolhe em qual curso será avaliado durante a realização do seu cadastro.
Acesse aqui o edital e veja mais informações. -
Critérios de Avaliação -
Fale com a Coordenação Profº. Me. Vladimir Lopes de Souza
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis (1999), Especialização em Fisioterapia Desportiva e Cardiovascular (2001), Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS (2014) e Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2006).
Coordenador do Curso de Fisioterapia desde 2011. Coordena os Cursos de Pós Graduação em Fisioterapia Manipulativa Analítica e Pós Graduação em Geriatria e Gerontologia - UBM. É membro do Comitê de Ética do UBM, atua como fisioterapeuta em regime Estatutário da Prefeitura Municipal de Volta Redonda e da Prefeitura Municipal de Valença, coordena a Fisioterapia no Município de Volta Redonda e integra a ABENFISIO como membro associado.
Veja o Currículo Lattes
E-mail do curso: fisioterapia@ubm.brContatos da Coordenadoria de Graduação: graduacao@ubm.br
Clique aqui e entre em contato com a Coordenação através do formulário
-
Inscreva-se