;
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Esporte
Esporte

O UBM sempre promove de incentivo ao esporte e ao lazer.

A prática de atividades físicas, desportivas, recreativas e de lazer possibilita a melhoria do bem estar, da qualidade de vida e da cidadania e promove o desenvolvimento de competências pessoais e coletivas. Por meio de eventos, apoios, parcerias e patrocínios, o UBM estimula a realização de atividades esportivas para diferentes segmentos da comunidade interna e externa.

  • Academia UBM de Futebol

    O que é?

    O UBM conta com o funcionamento da Academia UBM de Futebol nas instalações do campus Barra Mansa. Este projeto tem por finalidade a formação integral do jovem atleta, com a realização de atividades esportivas e cognitivas integradas que desenvolvam e promovam o bem estar e a cidadania.

    De que maneira ocorre?

    Por se tratar de uma academia e não apenas uma escolinha de futebol, a Academia UBM de Futebol vai além das expectativas de revelar novos talentos. Assim, diferentes atividades internas e externas são realizadas.

    O corpo acadêmico é formado por professores e alunos do UBM que dão o suporte por meio dos cursos ligados às áreas de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia, inicialmente.

    Quem pode participar?

    Os treinamentos são voltados a crianças com idades entre cinco e 14 anos.

  • Ativa

    O que é?

    O projeto Ativa promove atividades físicas, desportivas, recreativas e intelectuais adaptadas para pessoas com deficiência.

    De que maneira ocorre?

    As atividades ocorrem semanalmente por meio da parceria entre a Diretoria de Extensão e Educação Continuada e o Centro de Atendimento Psicossocial de Barra Mansa (CAPSi).

    Quem pode participar?

    Aberto à comunidade.

  • Copa Barra Mansa UBM de Karatê

    O que é?

    A Copa Barra Mansa UBM de Karatê reúne interessados no esporte e atletas de Barra Mansa, região e estados vizinhos. O evento tem por objetivo incentivar a pratica desportiva, a socialização e a difusão do Karatê e das lutas. Em suas últimas edições, a Copa reuniu milhares de pessoas de diferentes idades e regiões.

    De que maneira ocorre?

    É um evento anual e as inscrições para competição são realizadas previamente pelo site do UBM. Os atletas são divididos em categorias e premiados ao final das lutas. O intuito é estimular o bem estar e a saúde por meio da pratica do Karatê. O evento é realizado por meio da parceria entre a Diretoria de Extensão e Educação Continuada do UBM e a M.A. Fight Karatê Top Team.

    Quem pode participar?

    Atletas praticantes do Karatê com idade entre 5 e 55 anos.

  • Núcleo de Prática Esportiva (NUPE)

    O que é?

    O Núcleo de Práticas Esportivas (NUPE) do UBM promove atividades desportivas e recreativas para os acadêmicos e profissionais do centro universitário.

    De que maneira ocorre?

    As atividades ocorrem nos campi do UBM de maneira integrada entre a Diretoria de Extensão e Educação Continuada, os cursos de graduação, estudantes e profissionais. São realizadas atividades, jogos e iniciativas que promovem a interação, a prática desportiva e a competição saudável e o bem estar.

    Quem pode participar?

    Estudantes e profissionais do UBM.

  • Olimpíadas Especiais

    O que é?

    Promove a integração e a prática desportiva entre as pessoas com deficiência frequentadoras de instituições associativas e educacionais, que desenvolvem iniciativas e atividades para este público específico. É uma criação e realização do UBM com a parceria da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

    De que maneira ocorre?

    As Olimpíadas Especiais são realizadas anualmente por meio de jogos desportivos adaptados às deficiências dos competidores e tem a participação de cerca de 30 instituições, 300 profissionais e mil atletas anualmente. É um dos maiores eventos realizados no interior do Estado do Rio de Janeiro, tendo a presença de instituições de diferentes cidades.

    Quem pode participar?

    Pessoa com deficiência.

  • Xadrez Escolar

    O que é?

    Busca incentivar a aprendizagem e a inclusão por meio da atividade de lazer e recreação que envolve a prática do xadrez. Estimula o conhecimento, a estratégia e a criatividade dos praticantes por meio do esporte.

    De que maneira ocorre?

    É um projeto permanente, realizado por meio de treinamentos e eventos educacionais e esportivos. É desenvolvido pelo UBM em parceria com a iniciativa pública, a Real Academia de Xadrez Evoluindo Mentes (RAXEM) e a Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro (FEXERJ). Anualmente é realizado o Circuito Regional de Xadrez Escolar UBM, com a participação de enxadristas de toda a região.

    Quem pode participar?

    Alunos de escolas públicas e particulares, jogadores e estudantes de xadrez do estado do Rio de Janeiro e clubes e escolas da região.