;
Atendimento via chat
Atendimento via chat
Teclas de Acesso:
1
Conteúdo
2
Menu
3
Busca
4
Rodapé
Acessibilidade:
Cultura
Cultura

O UBM tem papel fundamental na transformação da sociedade na qual está inserida e assume seu papel como polo de produção e difusão da cultura e também de incentivador da preservação do patrimônio histórico-cultural, artístico e ambiental.

As atividades promovidas pelo centro universitário, como exposições, shows, concertos, ciclos cinematográficos, peças teatrais, rodas de rima, grafite, arte urbana, poesia e apresentações diversas, buscam a sintonia e interação artística-cultural do UBM com a comunidade regional.

Em suas instalações, o UBM conta com auditórios, galerias de arte, salas, estúdio, além de laboratórios que podem ser utilizados para produções artísticas. São ambientes preparados para desenvolver e incentivar o fazer e o pensar a arte por meio de ações e capacitação nos setores artístico e cultural. Confira os programas e projetos da instituição:

  • Bar Acadêmico

    O que é?

    O Bar Acadêmico é um evento anual do curso de Jornalismo com o objetivo de promover a difusão cultural e o intercâmbio entre acadêmicos, egressos e profissionais da área.

    Como ocorre?

    Os convidados são entrevistados em um clima descontraído e falam sobre os desafios da profissão, suas experiências e trajetórias após a formação e dão dicas para quem ainda está estudando. Os alunos também são incentivados a participar por meio de apresentações musicais e de outras linguagens, como uma “mostra de talentos”.

    Quem pode participar?

    A participação é aberta à comunidade interna e externa e o evento é realizado no Salão Nobre Prof. Jayme Dantas, no UBM Campus Barra Mansa.

  • Escritório de Apoio à Produção Cultural

    O que é?

    O Escritório de Apoio à Produção Cultural (EAP) tem como objetivo impulsionar o potencial expressivo do mercado cultural fluminense. As atividades e serviços oferecidos pelo EAP são voltados à qualificação de profissionais e amadores que atuam na produção e gestão cultural de Barra Mansa e região. Por meio do EAP, é possível receber orientação sobre elaboração e enquadramento de projetos culturais em leis de incentivo fiscal, prestação de contas, gestão de projetos, mobilização de recursos, formalização de empreendimentos culturais, entre outros.

    Além dos serviços pontuais, o Escritório dispõe da Incubadora Criativa de empreendimentos culturais. Os participantes podem obter acompanhamento desde a idealização de um empreendimento, sua implementação, até sua consolidação como negócio exitoso. O EAP do UBM conta ainda com o suporte da consultoria da Empresa Júnior do UBM – Top Júnior.

    De que maneira ocorre?

    Os empreendimentos são selecionados pela Coordenadoria de Cultura e Integração (CCI) por meio de uma análise que leva em consideração critérios como criatividade, inovação, relevância artística e potencial empreendedor.

    As consultorias são gratuitas, individuais ou em grupo e acontecem na Diretoria de Extensão e Educação Continuada, ou ainda, por meio de atendimentos presenciais nas sedes dos participantes, por vias digitais, oficinas e workshops.

    Quem pode participar?

    Agrupações artísticas informais ou artistas autônomos em linguagens como teatro, literatura, música, artes plásticas, cinema, dança, fotografia e performance, por exemplo, também podem desfrutar dos serviços oferecidos.

  • Festival de Dança

    O que é?

    O Festival de Dança do UBM tem o objetivo de divulgar os trabalhos dos alunos do curso de Educação Física, na disciplina de Dança, por meio da apresentação dos grupos no evento. A realização do Festival proporciona a interação entre as turmas do curso e incentiva a prática da dança como forma de expressão e cultura.

    De que maneira ocorre?

    O Festival de Dança é realizado anualmente com a apresentação de grupos regionais de danças de modalidades diversas e das turmas do curso de Educação Física do UBM.

    Quem pode participar?

    Acadêmicos e comunidade em geral.

  • Festival Polifonia

    O que é?

    O Festival Polifonia é um evento de difusão da música regional, realizado com a parceria do UBM nas instalações do Campus Cicuta. Sua primeira edição ocorreu em 2014. Nasceu de um projeto de pesquisa que consiste em mapear e catalogar discos produzidos na região Sul Fluminense. O Festival é um desdobramento do catálogo musical, que está disponível na plataforma www.polifonia.art.br.

    De que maneira ocorre?

    O Festival é realizado anualmente e conta com uma vasta programação que tem início na parte da manhã e segue durante todo o dia. A proposta é estabelecer um espaço para convivência por meio de oficinas, mesas de debate, shows, atrações artísticas e diversas atividades. Para os artistas, o Festival é um canal de contato com a cidade e região e um momento de intercâmbio dos músicos com profissionais que são referência no mercado da música independente.

    Quem pode participar?

    A escolha dos artistas e bandas é realizada previamente pela organização do evento. A entrada é gratuita e a participação nas oficinas está limitada ao número de vagas, que são preenchidas previamente por meio de inscrição.

  • Galerias de Arte UBM

    O que é?

    “Espaço criado com o intuito de proporcionar conhecimento e prazer àqueles que se posicionaram diante uma autêntica obra de arte. A Galeria de Arte interfere em sua vida proporcionando o prazer e a satisfação da abertura de um novo campo do conhecimento estético. Visite-a. A Galeria de Arte oferece a você a perspectiva do conhecimento da produção artística, possibilitando a ampliação de sua experiência estética”.
    Clécio Penedo

    As Galerias de Arte UBM são espaços dedicados às exposições de artistas regionais e nacionais visando difusão das Artes Plásticas na comunidade acadêmica e região. As mostras contam ainda com visitas gerenciadas e atividades educativas.

  • Iniciação Musical

    O que é?

    O projeto de Iniciação Musical tem como objetivo promover os primeiros contatos com a música por meio de atividades de ensino, como aulas práticas e teóricas, e apresentações organizadas com alunos das escolas municipais.

    De que maneira ocorre?

    A Iniciação Musical é um projeto anual que envolve o curso de Música e a Diretoria de Extensão e Educação Continuada no desenvolvido em escolas da rede municipal de ensino e em comunidades regionais.

    Quem pode participar?

    Alunos da rede municipal.

  • Instrumentistas

    O que é?

    O projeto Instrumentistas abrange estudos, ensaios e participações em apresentações de música, individuais e coletivas, que visam estimular a qualificação profissional de seus integrantes.

    De que maneira ocorre?

    Envolve o curso de Música, a Diretoria de Extensão e Educação Continuada e a Fundação de Cultura de Barra Mansa em atividades planejadas nas escolas da região, no UBM e em ambientes afins.

    Quem pode participar?

    Comunidade regional.

  • Livro-clipe

    O que é?

    O projeto de Livro-clipe busca a abordagem de novas formas de leitura da cultura contemporânea por meio de linguagens mais próximas do universo e cotidiano dos jovens, habituados às tecnologias digitais. O objetivo é introduzir os alunos do Ensino Fundamental II no universo da produção midiática e despertar a curiosidade dos jovens pelos contos literários promovendo seu envolvimento com a leitura por meio da prática.

    De que maneira ocorre?

    O curso de Jornalismo e a Diretoria de Extensão e Educação Continuada promovem oficinas, minicursos e criação de filmes de curta metragem.

    Quem pode participar?

    Participam do projeto alunos do Ensino Fundamental II oriundos de escolas públicas do município de Barra Mansa.

  • Museu Rápido

    O que é?

    O Museu Rápido é uma maneira compacta e atraente de expor os trabalhos de artistas plásticos, e diversas outras linguagens, distribuindo-os em um espaço definido para reprodução destas Obras de Arte.

    De que maneira ocorre?

    Está instalado em uma passagem de grande movimento, na passarela entre os prédios 2 e 3. Centenas de pessoas percorrem o local diariamente, circulando pelo UBM campus Barra Mansa.

    Quem pode participar?

    Aberto à comunidade.

  • Música nas Escolas

    O que é?

    O projeto Música nas Escolas tem por objetivo promover a cooperação educacional com a finalidade de incentivar o ensino da música e a inclusão cultural em escolas da região.

    De que maneira ocorre?

    Desenvolvido pelo curso de Música e pela Diretoria de Extensão e Educação Continuada, em parceria com a Fundação de Cultura de Barra Mansa e Secretaria Municipal de Educação de Barra Mansa, o projeto desenvolve anualmente a iniciação musical por meio do ensino de instrumentos, atuação como instrumentalistas e temporada de concertos.

    Quem pode participar?

    Comunidade regional, escolas da região, comunidade acadêmica e ambientes afins.

  • Programa de Ocupação Artística do UBM

    O que é?

    O Programa de Ocupação Artística do UBM tem o objetivo de fazer com que a comunidade se apodere das amplas instalações da instituição com arte, cultura e atividades produtivas. As estruturas dos campi universitários têm potencial para receber diversas linguagens artísticas como teatro, música, dança, capoeira, cultura popular, artes visuais e performances. Percebendo esse potencial, e para ampliar as ações artísticas da instituição, criou-se o Programa de Ocupação Artística do UBM que pretende estimular a multiplicidade, a diversidade de linguagens e as tendências da arte contemporânea brasileira.

    De que maneira ocorre?

    A ocupação ocorre a partir de propostas artísticas inscritas por meio de uma chamada pública que seleciona determinado número de projetos, entre exposições temporárias e instalações de obras permanentes disponibilizadas ao público em diversos espaços da instituição, sejam convencionais ou não, para difusão das artes visuais e culturas populares. O primeiro passo envolve as Artes Visuais, ao ocupar as galerias de arte e as áreas externas e internas da instituição.

    Quem pode participar?

    As seleções deverão acompanhar critérios específicos e serão realizadas por uma comissão criada especificamente para este programa. Podem participar pessoas físicas e jurídicas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, atuantes na área das Artes Visuais e Expressões Culturais.

  • Projeto ONG – Amigos na Cultura

    O que é?

    O projeto ONG tem como objetivo estimular a inclusão de jovens e adultos da comunidade por meio do desenvolvimento de atividades de difusão cultural e artística. Também é incentivado a formação de grupos artísticos e de lideranças comunitárias.

    De que maneira ocorre?

    O projeto, com desenvolvimento anual, busca seu objetivo por meio de aulas de dança, oficinas cinematográficas e outras atividades. É realizado em parceria do UBM com a ONG – Amigos na Cultura.

    Quem pode participar?

    Alunos de escolas públicas e comunidades da região.

  • Temporada de Concertos Orquestra Sinfônica e Banda Sinfônica

    O que é?

    O projeto oferece, anualmente, à comunidade as temporadas de concerto da Orquestra Sinfônica e da Banda Sinfônica do Município. O objetivo é estimular uma atividade cultural constante na região.

    De que maneira ocorre?

    São estudos, ensaios e apresentações viabilizadas pelo curso de Música, pela Diretoria de Extensão e Educação Continuada e pela Fundação de Cultura de Barra Mansa. Geralmente, ocorrem na Igreja Matriz São Sebastião, em salas de concertos, escolas da região e nas instalações do UBM.

    Quem pode participar?

    Comunidade regional.